UnB é 1ª do País a oferecer disciplina que ensina como produzir cerveja

A lista de espera da matéria teve 186 alunos de cursos variados

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A UnB (Universidade de Brasília) inovou ao oferecer aos seus estudantes uma disciplina dedicada ao mercado cervejeiro e aos métodos utilizados na produção da bebida. A matéria Fundamentos da Produção da Cerveja, ministrada pela professora Grace Ghesti, foi incluída na grade no primeiro semestre deste ano e a alta procura surpreendeu à docente. A UnB é a primeira universidade do País a oferecer esta disciplina. Foram abertas 26 vagas, todas ocupadas, e a lista de espera teve 186 alunos.

A disciplina, de quatro créditos, ou seja, quatro horas semanais, era aberta optativa para estudantes de Química e foi considerada modo livre para os demais cursos. Com o sucesso, Grace Ghesti, idealizadora do curso, confirmou a presença da matéria no próximo semestre, porém, exclusivamente para alunos dos cursos de Química e Biotecnologia. Ela afirmou que ficou surpresa com a procura e se divertiu com as brincadeiras dos alunos.

? Os estudantes ficaram entusiasmados, acharam uma matéria inusitada. Outros disseram que era a matéria dos sonhos. Procuro não me dedicar unicamente à produção da cerveja, também mostro como funciona a indústria do setor.

As abordagens são: a história da cerveja, conceitos básicos de matérias-primas como cevada, malte e lúpulo, fermentação e filtração destes produtos, além do âmbito comercial que envolve a bebida. Outros aspectos como estocagem, tipos de embalagens, diferença entre cerveja e chope e diferenças entre os tipos de cerveja também foram ensinados. Os alunos realizam análises do produto por meio do paladar, olfato e visão.

Durante o semestre, os alunos passaram por duas provas escritas, aulas práticas de preparo da cerveja, além da arte mais aguardada por alguns: a análise sensorial, que significa a degustação dos produtos. Para Grace, a inclusão da disciplina foi feita pela universidade devido à parte prática relacionada aos procesos utilizados na Química ensinados ao longo do semestre.

O aluno do oitavo semestre de química, Lourenço Pinheiro, acreditava que muitos alunos pretendiam cursar a disciplina apenas para ganhar os créditos. Ele, que produz cerveja há três anos ficou surpreso com a ausência de brincadeiras e com a dedicação da turma que cursou a matéria. Ele destacou a importância do conhecimento industrial na área, pois para ele o fato de produzir cerveja não é o suficiente para obter sucesso na área.

? Todos os grupos conseguiram produzir cerveja. E mais, entregaram os relatórios exigidos pela professora. Mesmo que não tinha a obrigação de entregar o trabalho mostrou interesse e participou da atividade.

Grace também destacou o uso de técnicas e conceitos utilizados na fabricação da cerveja. Os conceitos químicos ensinados podem ser utilizados pelos alunos em processos parecidos em outros setores. A professora é formada em química pela UnB e já trabalhou em uma grande cervejaria. Na época ela chegou a fazer cursos em Berlim relacionados com a produção da bebida e há quatro anos dá aula na universidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES