União Européia: animais devem ser sedados antes do abatimento

As comunidades de judeus e muçulmanos são contrárias ao entendimento. Para elas, a lei as impede de exercer plenamente sua fé.

Imagem de um de Santa Catarina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça da União Europeia decidiu nesta quinta-feira (17) que é válida uma lei da Bélgica que determina que os animais precisam ser sedados antes de serem abatidos. O entendimento da Justiça contraria os apelos de judeus e muçulmanos, que temem que regras semelhantes passem a valer em outros países.

Ativistas pelos direitos dos animais comemoraram a decisão, que limita alguns rituais religiosos. Informações do site G1

Imagem de um de Santa Catarina

O embaixador de Israel na Bélgica, Emmanuel Nahshon, afirmou que é uma decisão catastrófica e disse que é um golpe na vida dos judeus na Europa.

O decreto original é de Flandres, uma região da Bélgica.

As associações de judeus e muçulmanos argumentam que o texto criminalizava os métodos tradicionais de abater animais.

Eles afirmaram que os métodos deles, de cortar a garganta do animal com uma faca, mata de forma quase imediata e que, tradicionalmente, o desfalecimento prévio não era permitido.

A corte da União Europeia determinou que a regra da Bélgica está de acordo com as leis do bloco.

Ela determinou que exigir que o animal seja insensibilizado antes de ser abatido não impede os religiosos de exercer sua crença.

Os juízes só consideraram que isso limita um aspecto da tradição, e não proíbem a prática como um todo, e que essa limitação vai de encontro com um dos objetivos da União Europeia, que é promover o bem-estar animal.

A corte constitucional da Bélgica, que havia pedido uma decisão da União Europeia, agora precisa reiterar essa decisão.

Nahshon, o embaixador de Israel se pronunciou em uma rede social. "Aparentemente, tolerância e diversidade são simplesmente palavras vazias para alguns europeus", afirmou.

A associação de judeus da Bélgica, CCOJB, disse que vai seguir a fazer uma campanha contra a regra.

O grupo Ação Global no Interesse dos Animais afirmou estar feliz com a decisão e que ela abre caminho para leis semelhantes em outros países europeus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES