Casamento gay no Piauí: No rumo certo, mas em um caminho difícil

O preconceito e os valores religiosos continuam a impedir que pessoas do mesmo sexo possam se casar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Casar ainda é o plano mais comum entre a população mundial. Juntar toda a família no final de semana ou nas férias, e embarcar em uma viagem, sem dúvida são os segundos de felicidade que dão sentido à vida. Apesar de seis Estados brasileiros já terem celebrado o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, ainda há muito que se conquistar na luta GLBT.

Na França, por exemplo, a Assembleia Nacional do país aprovou a lei que autoriza homossexuais a casarem e adotarem crianças, apesar do Senado ainda não ter se posicionado sobre o assunto e a igreja católica se opor, o país já demonstra que não há como deixar de lado a causa GLBT, que há tempos luta por direitos iguais.

A Constituição Federal garante direitos iguais entre os brasileiros, mas ainda há muito que se avançar neste sentido, principalmente no que diz respeito à união homoafetiva. Os dados do Censo 2010 revelam que no Brasil há pelo menos 60.000 casais homossexuais, provando que debater sobre o tema é essencial para uma sociedade mais igualitária, tendo que deixar de lado o conservadorismo de muitos parlamentares e da igreja, criando uma legislação que beneficie esta população, que é alvo de preconceito constantemente.

Mesmo sem lei específica garantindo o direito do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, vários Estados brasileiros já conseguiram, através de requerimentos apresentados pela Corregedoria, realizar casamento entre pessoas do mesmo sexo. O Piauí será o sexto Estado brasileiro a realizar a união civil entre homossexuais.

Segundo Marinalva Santana, fundadora do grupo Matizes, que defende a causa LGBT no Piauí, três casais já estão habilitados, mas ainda há possibilidade deste número crescer até a data do casamento, que será no próximo dia 05 de abril. ?Casais do interior e de outros Estados já me procuraram querendo participar da solenidade, que vai ser histórica para nosso Estado, pois vai trazer um debate tão importante para a sociedade?.

Ainda de acordo Marinalva, muitos casais têm este desejo de se casar, mas apesar de não existir legislação regulamentando, atualmente cinco Estados brasileiros já conseguiram realizar o casamento, que segundo ela, é uma prova que em breve os homossexuais terão os mesmos direitos de um casal heterossexual.

?Nós procuramos o desembargador Paes Landim, quando ele assumiu a Corregedoria Geral da Justiça do Piauí, e mostramos que a realização do casamento era uma forma de garantir os princípios assegurados na Constituição. Nós fizemos o requerimento administrativo e entregamos em julho do ano passado?, explicou a fundadora do grupo Matizes.

Para Marinalva, o casamento do próximo dia 05, além de realizar sonhos, garante direitos básicos, como acrescentar o sobrenome do cônjuge, já que prevalecem as mesmas regras do casamento civil entre heterossexuais. ?O Piauí é o sexto a realizar a união civil entre homossexuais, então o dia 05 de abril entrará para história da luta LGBT no nosso Estado?, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES