Unicef lança Guia de Direitos para infância e adolescência no Piauí

Após o lançamento, terão início os trabalhos do Encontro de Articuladores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Fundo das Na?es Unidas para a Inf?ncia (Unicef) vai lan?ar a publica??o Direitos de Crian?as e Adolescentes - Guia de Atendimento, nesta quinta-feira (21), ?s 9 horas, no Instituto Superior de Educa??o Antonino Freire (Iseaf). O lan?amento acontece durante a abertura do Encontro de Articuladores do Selo Unicef Munic?pio Aprovado - Edi??o 2008. Estar?o presentes o coordenador do Unicef (Piau?, Cear? e Rio Grande do Norte), Patr?cio Fuentes; o coordenador de Direitos Humanos e Juventude do Estado do Piau?, Alci Marcus Ribeiro Borges; e o presidente do Conselho Estadual de Direitos de Crian?as e Adolescentes do Piau?, Ant?nio Jos? dos Santos Mendes.

A publica??o, realizada pelo Centro de Defesa da Crian?a e do Adolescente (Cedeca), com o apoio do Unicef, apresenta as principais mudan?as trazidas pelo Estatuto da Crian?a e do Adolescente, fala dos conceitos de inf?ncia, mostra a hist?ria do Estatuto, d? exemplos concretos de sua aplica??o e oferece um mapeamento de entidades de defesa dos direitos humanos, com suas respectivas atribui?es nos estados do Piau?, Cear? e Rio Grande do Norte. O p?blico-alvo s?o os conselheiros tutelares e municipais e os articuladores do Projeto Selo Unicef.

Ap?s o lan?amento, ter?o in?cio os trabalhos do Encontro de Articuladores, com o objetivo de capacitar os representantes dos munic?pios sobre os temas de Participa??o Social. Os articuladores ir?o receber orienta?es sobre como planejar e organizar cada um dos quatro itens de participa??o social: Educa??o para a Conviv?ncia com o Semi-?rido, Cultura e Identidade ?tnico-racial, Participa??o Pol?tica do Adolescente e Or?amento P?blico e Esporte e Cidadania.

O eixo de Participa??o Social tem por objetivo promover o envolvimento de crian?as, adolescentes e a comunidade na mobiliza??o dos munic?pios. Os outros dois eixos do Selo Unicef s?o Impacto Social e Gest?o de Pol?ticas P?blicas. O de Impacto Social avalia as condi?es de vida de crian?as e adolescentes dos munic?pios relacionados com oito objetivos de sa?de, educa??o e assist?ncia social. Em Gest?o de Pol?ticas P?blicas ? avaliada, de forma qualitativa e quantitativa, a situa??o de 12 objetivos de sa?de, educa??o e assist?ncia social.

No evento, que acontece em parceria com o Governo do Estado do Piau?, os participantes v?o receber orienta?es sobre todos os prazos a serem cumpridos no projeto. Ao t?rmino da edi??o, no fim de 2008, os munic?pios ser?o avaliados em grupos e os que conseguirem avan?ar nestes objetivos dentro de seu grupo, receber?o o Selo Unicef, que ? um certificado de melhoria nas pol?ticas p?blicas voltadas para a inf?ncia e adolesc?ncia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES