Unicef usará programa no Piauí como exemplo para o mundo

Programa Palavra de Criança, uma ação para alfabetização

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Unicef usará programa no Piauí como exemplo para o mundo O programa Palavra de Criança, uma ação para alfabetização na idade certa desenvolvido pelo Instituto ProBem e o Unicef, órgão da ONU para a infância, foi escolhido como uma das cinco melhores experiências em disputa com 400 outros programas da instituição, em 184 países.

O programa tem a parceria da Secretaria de Estado da Educação e, com a conquista, o Unicef vai produzir um documentário para divulgar a ação piauiense em todo o mundo.

A partir de agosto, uma equipe do Results for Development Institut, entidade que realiza ações de promoção para o Unicef, vem ao Estado para iniciar a documentação do Palavra de Criança.

“Eles vão falar com os alunos, os pais, irão compreender todo o processo de execução do programa para compor uma publicação internacional do Unicef. Esta publicação vai levar o exemplo do Palavra de Criança para todos os países”, revela o diretor do Unicef no Ceará, Rui Aguiar.

O Palavra de Criança nasceu em 2008, tendo como piloto a cidade de Teresina. Em seguida, a ação foi aplicada em Sobral (CE) e, hoje, atende a 79 municípios em todo o Piauí.

Seu principal objetivo é garantir que todas as crianças de cada cidade consigam ler e compreender textos de complexidade adequada a sua idade, sendo acompanhadas até o 5º ano.

“Primeiro temos que cumprir a obrigação de ter todas as crianças na escola. Os resultados esperados é que todas sejam alfabetizadas na idade certa”, completa.

Segundo Rui Aguiar, a novidade do Palavra da Criança para 2015 é a expansão da ação para as séries iniciais do Ensino Fundamental. “Antes o foco era a alfabetização, até o 3º ano do Ensino Fundamental. Agora, temos um olhar também até a 5ª série, para fazer um acompanhamento mais prolongado”.

“O Palavra de Criança está ajudando o ensino médio do Piauí a receber um aluno mais qualificado, ou seja, um aluno mais capaz de enfrentar um nível de ensino mais complexo e que é a preparação para o ensino superior.

Portanto, a Seduc está presente nesta iniciativa inovadora e, agora, de sucesso internacional”, comentou a secretária da Educação, Rejane Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES