Único bioma 100% brasileiro, Caatinga esconde riquezas naturais

Habitado por 20 milhões de brasileiros e mais de 2 mil espécies de plantas e animais.

Avalie a matéria:
Caatinga esconde maravilhas naturais | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Caatinga, o único bioma 100% brasileiro, é um dos mais povoados do país. Cobrindo cerca de 11% do território nacional, é habitado por 20 milhões de brasileiros e mais de 2 mil espécies de plantas e animais, como a famosa ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), que foi reintroduzida na natureza em 2020.

No dia 28 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Caatinga, data escolhida em homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrinho, pioneiro em estudos ambientais no Brasil. A data que remete à conservação da natureza atenta principalmente sobre a importância da Caatinga para o equilíbrio ambiental. O terceiro maior bioma do país tem papel essencial no equilíbrio climático mundial.

Caatinga, único bioma 100% brasileiro (Foto: Divulgação/André Pessoa)Vale ressaltar a importância da Caatinga para a biodiversidade, onde cerca de 33% da vegetação e 15% dos animais ali presentes são endêmicos, ou seja, só existem naquele habitat, tornando a área única em meio a outros biomas com características semelhantes.

Uma dessas importantes espécies é o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus). A mascote da Copa do Mundo de 2014 corre risco de extinção por conta da caça e da degradação de seu habitat. Entre as iniciativas que prezam pela conservação do bioma e da espécie está o Programa de Conservação do Tatu-bola, iniciado em 2015 pela Associação Caatinga com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Tatu-bola, espécie natural da Caatinga (Foto: Reprodução/André Pessoa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES