Unidade Escolar Casa Meio Norte, do empresário Paulo Guimarães, comemora implantação da horta escolar através do Emater-PI. Veja!

A horta, que está na fase de primeira colheita, é vista como uma boa ferramenta de ensino e aprendizagem por professores e alunos.

Aluno em horta da Casa Meio Norte. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI) através do Projeto Horta na Escola comemora a implantação da horta escolar na Unidade Escolar Casa Meio Norte, que é um centro de ensino da prefeitura mantido pelo Sistema Meio Norte de Comunicação do empresário Paulo Guimarães.

A horta, que está na fase de primeira colheita, é vista como uma boa ferramenta de ensino e aprendizagem por professores e alunos, além de servir como base alimentar para as crianças. ?A riqueza nutricional que horta oferece para as crianças é muito grande, por exemplo, a couve é uma fonte de nutrientes muito eficaz no combate da anemia?, citou o engenheiro agrônomo Francisco Amorim que é Coordenador de Operações do Emater-PI.

Para a Diretora Adjunta da escola, Carmem, é de suma importância o cultivo das hortaliças, uma vez que as mesmas são aproveitadas na merenda escolar. ?Todas são cultivadas com adubo orgânico o que significa uma alimentação mais saudável. Aqui, as crianças acompanharam todo o processo de implantação da horta e isso intensificou o trabalho de conscientização e valorização ambiental que nós já havíamos iniciado?, afirma.

?Essa horta representa muito para essas crianças, pois nas suas casas, eles não tinham acesso a esses legumes. Inclusive, a princípio houve muita resistência dos alunos. Na hora do lanche, as verduras ficavam nos pratos, mas com paciência e conscientização as crianças foram se adaptando e entenderam a importância desses alimentos?, comentou a professora Maria do Socorro.

A escola, que está localizada na Vila Maria em Teresina, foi selecionada para receber o projeto por conquistar o primeiro lugar do Nordeste no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa é fruto da parceria entre o Emater-PI, a Superintendência de Desenvolvimento Rural do Piauí (SDR) e o Sistema Meio Norte de Comunicação, onde o Instituto realiza toda a aplicação técnica, ou seja, desde a implantação e o acompanhamento da horta.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES