Unimed Teresina lembra datas importantes focadas na prevenção

Nos meses de outubro, novembro e dezembro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Unimed Teresina tem colocado em pauta temas importantes que servem de alerta para sociedade, principalmente porque são focados na prevenção. Entre esses temas estão o alerta e conscientização sobre o combate ao câncer de mama, câncer de próstata e, agora em dezembro, a luta contra as doenças sexualmente transmissíveis/AIDS, em alusão ao Dezembro Vermelho.

Durante o Outubro Rosa, o Núcleo de Ação Integral à Saúde (NAIS), realizou palestras e ações informativas voltadas à disseminação de conceitos sobre a formação do tumor, sinais, sintomas do câncer de mama feminino e masculino, a importância do autoexame, como também o rastreamento e tratamento da doença. Houve, ainda, um encontro com a participação do médico mastologista Luiz Ayrton. O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres acima dos 50 anos, depois do câncer de pele não melanoma.

No mês de novembro, durante a campanha do Novembro Azul, foram realizadas palestras na operadora e no Hospital Unimed Primavera (HUP), conduzidas pelo médico oncologista Sabas Vieira e pelo médico urologista Giuliano Aita, respectivamente. No Piauí, estimam-se 950 de novos casos de câncer de próstata em 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, os homens a partir de 50 anos devem procurar um médico e realizar avaliação individualizada.

Dezembro Vermelho

No mês de conscientização de prevenção da Aids, a Unimed Teresina, por meio do NAIS, já programa uma séria de ações direcionadas à inclusão do tema na pauta de discussão. Reforçando a necessidade de enfatizar sobre diagnóstico, tratamento e prevenção, o NAIS levará às empresas que fazem parte do programa saúde corporativa, palestras e dinâmicas sobre doenças sexualmente transmissíveis/AIDS. Válido destacar que, conforme o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade em decorrência DSTs passou de 5,7 a cada 100 mil habitantes, em 2014, para 4,8, em 2017.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES