United compra aviões supersônicos que voam de SP a NY em menos de 6 horas

Atualmente, os aviões que cruzam os céus têm velocidade máxima próxima de 950 quilômetros por hora. Os novos aviões supersônicos podem voar até a 1,7 Mach, que corresponde a cerca de 2.000 quilômetros por hora.

United compra aviões supersônicos que voam de SP a NY em menos de 6 horas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A companhia aérea norte-americana United anunciou nesta quinta-feira (3) a compra de aviões que prometem reduzir praticamente pela metade o tempo das viagens. Os novos modelos “Overture são supersônicos – ou seja, voam acima da velocidade do som. O plano da empresa é começar a transportar passageiros nos novos modelos até 2029

Com esse avião, seria possível tomar café da manhã em São Paulo e, menos de seis horas, almoçar em Nova York. Hoje, a mesma viagem leva quase dez horas.

Atualmente, os aviões que cruzam os céus têm velocidade máxima próxima de 950 quilômetros por hora. Os novos aviões supersônicos podem voar até a 1,7 Mach, que corresponde a cerca de 2.000 quilômetros por hora. Segundo a United, com o dobro da velocidade, o novo modelo permitirá voar para cerca de 500 destinos em quase metade do tempo registrado com a atual frota. Não há detalhes sobre quais destinos receberão o novo modelo.

A compra anunciada é de 15 aviões do modelo “Overture”, projeto da startup norte-americana Boom Supersonic. Essa aquisição, diz comunicado à imprensa, vai seguir adiante desde que o novo avião atenda aos requisitos de segurança, operação e sustentabilidade. Há, ainda, possibilidade de compra adicional de 35 unidades do mesmo modelo. 

Esse avião supersônico ainda está apenas nas pranchetas e computadores da Boom, e a ideia é lançar o modelo em 2025, realizar o primeiro voo em 2026 e transportar passageiros até 2029. Portanto, o modelo ainda está longe de existir de fato. O projeto promete que a aeronave terá emissão zero de carbono com o uso de um combustível de aviação sustentável, o SAF na sigla em inglês.

Aviões reduzem até pela metade o tempo de vôo (Foto: Reprodução)

O projeto do Overture tem 62 metros de comprimento e capacidade de 65 a 88 passageiros exclusivamente na classe executiva. A empresa promete janelas amplas e configuração sem assentos do meio – ou seja, passageiros só viajarão em lugar próximo à janela ou corredor. Com essas características, o novo avião supersônico deve ser direcionado especialmente aos passageiros de negócios. 

A britânica Virgin e a japonesa JAL também têm pré-encomendas desse avião, mas o negócio ainda não foi confirmado pelas companhias. 

Essa não é a primeira vez que a tecnologia supersônica é voltada aos passageiros. Na década de 1960, começou a ser fabricado o modelo europeu Concorde que voou acima da velocidade do som até o início dos anos 2000. Acidentes e altos custos de manutenção e do petróleo, além da elevada poluição sonora e ambiental foram algumas das razões que aposentaram o avião que chegou a voar para o Brasil. As informações são da CNN Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES