Universidade de Harvard lista 7 empregos que causam mais infelicidade

Estudo analisou mais de 700 profissionais desde 1983, e determinou que alguns fatores são capazes de diminuir ou aumentar a alegria no trabalho

Universidade de Harvard lista 7 empregos que causam mais infelicidade | Reprodução/Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao longo da jornada da vida, muitas pessoas aspirem encontrar a felicidade, buscando-a nas relações pessoais e, em algumas situações, também no ambiente de trabalho. Contudo, um estudo conduzido por Harvard revelou que nem todas as ocupações são capazes de proporcionar esse sentimento positivo e, em algumas circunstâncias, podem até resultar no extremo oposto. 

A Universidade de Harvard realizou um estudo abrangente desde 1983, envolvendo mais de 700 profissionais, com o propósito de identificar os elementos que podem influenciar positiva ou negativamente a felicidade no ambiente de trabalho. Surpreendentemente, os resultados apontaram que as profissões mais infelizes coincidem com aquelas que são também mais solitárias, o que evidencia a relevância das relações sociais para o bem-estar no contexto profissional. 

Os pesquisadores destacaram que as atividades solitárias tendem a alongar a percepção das horas de trabalho, contribuindo para uma sensação de tempo mais arrastada. Além disso, a ausência de interações sociais afeta adversamente a saúde, tornando-se ainda mais problemática quando combinada com rotações ou turnos noturnos, conforme revelado no estudo. Esses fatores, somados, podem desencadear uma série de desafios relacionados ao bem-estar e à satisfação no ambiente de trabalho. 

Conforme os achados da Universidade de Harvard, foram identificados sete empregos que causam maior insatisfação entre os trabalhadores: essas ocupações foram apontadas como as mais propensas a gerar um sentimento negativo no ambiente de trabalho:

  1. Entregadores
  2. Motoristas de caminhões de longa distância
  3. Guardas de segurança
  4. Trabalhos com horários diurnos ou noturnos
  5. Trabalhos remotos
  6. Atendimento ao cliente
  7. Comércio varejista

Na lista, incluem-se trabalhos que envolvem serviço ao cliente. A pesquisa esclarece que isso se deve às interações negativas, pois lidar com pessoas impacientes ou com problemas constantes pode ser desafiador. Em decorrência dessas situações, os funcionários tendem a experimentar maior frustração e estresse no desempenho de suas funções. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES