Universidade dialoga com população na praça

Manifestantes da greve dos professores federais do Piauí estiveram ontem em praça pública apresentando as justificativas para o movimento grevista.

Universidade dialoga com população na praça | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o intuito de dialogar com a sociedade sobre a situação atual da Universidade Federal do Piauí, sobretudo, como forma de dar explicações sobre a greve dos professores que já dura 40 dias, estudantes e professores foram à Praça João Luís Ferreira no centro de Teresina.

Estudantes e professores levaram atendimento de saúde para a população à medida que buscavam falar da necessidade de aproximação entre universidade e sociedade.

Valéria Silva, associada da Associação dos Docentes da UFPI (ADUFPI), explica que essa é uma forma de dizer à sociedade qual a função da universidade e o quanto há uma separação entre ambas. ?A ideia aqui é alertar a necessidade de repensar a universidade e dizer à sociedade que é função da UFPI servir a população.

Aqui trazemos um exemplo que poderia ser mais corriqueiro, caso a universidade investisse em extensão?, diz.

Valéria conta que atualmente não há investimentos satisfatórios com relação à extensão, dentro da universidade, e que é comum professores desenvolverem essa prática com recursos próprios. A partir de um diálogo sobre a situação da universidade, os professores tentam buscar apoio da sociedade com relação à greve.

O estudante de Enfermagem e representante do Centro Acadêmico de seu curso, João Gustavo Sotero, conta que a atividade é construída em conjunto, onde puderam contribuir com a sociedade partilhando dos conhecimento de sala de aula. E vai além, conta que a importância do momento é mostrar que o professor que está em greve está preocupado com a função social da universidade.

?É um momento que permite aproximar a sociedade para dizer que a greve é parte de um processo de despertar as autoridades, que é necessário valorizar o professor.

Neste sentido, a luta também é nossa, já que a nossa qualidade em sala de aula depende da qualificação dos professores?, diz João Gustavo. Atualmente existe um comando de mobilização estudantil com o intuito de dialogar com os professores em greve e conscientizar a comunidade acadêmica das pautas de reivindicação dos professores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES