Universidades promovem ações contra o abandono de animais

Uma prática bastante comum, o abandono de animais, está sendo combatida pelas universidades. A quantidade de bichos largados nos campi, além de crime, já ultrapassa o bom senso

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há um ditado que diz que os animais são os melhores amigos do homem, sendo assim, a presença dos mesmos aplica-se a muitas universidades do Estado. Além dos estudantes, os gatos também marcam presença nos campi universitários. O fato não é raro, a proliferação e abandono crescem a cada ano.

O campus Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) é alvo de meliantes que praticam o abandono de filhotes de gato. No último ano, a instituição confirma que cerca de 100 gatos encontravam-se em situação de abandono em todo campus. Por isso, o Controle Populacional e Convivência Ética da Comunidade Acadêmica Com os Animais da Uespi lança a segunda etapa da campanha “Abandonar é crime”.

Durante a primeira etapa da campanha, o foco estava relacionado ao incentivo à castração, pois os mesmos têm a capacidade de se reproduzir rapidamente. De acordo com a médica veterinária Roseli Klein, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí – CRMV/PI, uma única gata apresenta vários ciclos. “As gatas, mesmo antes do término da amamentação, podem apresentar cio, e se houver o acasalamento, ter uma nova gestação. Sendo assim, ela dura em média dois meses e mais um mês aproximadamente de aleitamento. Logo, uma única gata pode reproduzir, em média, de 4 a 6 gatinhos”, explica.

Por isso a médica veterinária afirma que a castração é a maneira definitiva para as fêmeas não se reproduzirem e evitar uma superpopulação. “Essa ação faz parte dos preceitos de guarda responsável de animais domésticos. Por isso, é necessário a conscientização que devemos fazer de tudo para não ser conveniente com o sofrimento oposto pelo abandono aos animais”, afirma.

Após a fase castração, o animal está aberto à adoção responsável. Já para a segunda etapa, a Uespi lembra que o abandono de animais é crime regulamentado pelo código penal brasileiro.

O artigo 164 afirma que é proibido: “introduzir ou deixar animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo”. A pena é de detenção, de quinze dias a seis meses, ou multa.

Estudantes apoiam a iniciativa

A presença dos animais é confirmada principalmente pelos universitários. Muitos alimentam ou dão assistência diante da angústia dos filhotes. “Na quarta-feira (18) presenciei e socorri um gato que foi atropelado por uma moto na avenida da Uespi, o gato é morador de lá. Eu e meu amigo colocamos em uma caixa e o levamos a universidade, pois o gatinho estava muito machucado”, relata a estudante do curso de Comunicação Social, Soraia Almeida, que diz ter se emocionado durante o socorro.

Por isso, a estudante acredita na campanha dentro e fora da instituição e quer mais atitudes. “É importante em qualquer lugar, pois é crime abandonar animais domésticos. Creio que a Uespi deveria enfatizar também a campanha para incentivar a adoção, pois existem muitos filhotes para terem um lar. Como a maioria está castrado, a adoção fica mais fácil”, afirma.

O mesmo confirma a estudante do curso de História Tamires Nunes. “É uma campanha bacana e de humanização, pois se você não tem condições de criar, cuidar, ou mesmo não quer fazer isso, que procure um abrigo para o animal e não abandone. Nos abrigos existe alguém que queira dar amor e ter responsabilidade por ele”, conta.

Saiba como denunciar

A Uespi orienta, tanto a funcionários como também a comunidade acadêmica, para identificar e registrar os indivíduos que praticam os atos de abandono.


Caso presencie e tire fotos, pode dirigir ao Batalhão da Polícia Ambiental no endereço Av. Duque de Caxias, nº 3520 - B. Primavera 2 - Parque da Cidade. Além dos telefones (086) 3225-2748 e e-mails cipama@pm.pi.gov.br e bpa@pm.pi.gov.br.

A Uespi ainda conta com apoio jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Medicina Veterinária, Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) e a Secretaria do Meio Ambiente.


A médica veterinária Roseli Klein, vice-presidente do CRMV/PI, confirma a parceria e futuras projeções “O CRMV pode fazer uma campanha para também sensibilizar seus profissionais para reduzir o preço da castração e assim beneficiar os que podem pagar, mas a preço reduzido”, finaliza.

Ufpi também toma medida

No campus Petrônio Portela da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), além do abandono dos animais no entorno da universidade, o Hospital Veterinário é outro alvo do descaso, gerando prejuízo de quase R$ 24 mil por ano.


O problema ocorre após a consulta médica, pois os donos não retornam para buscar o animal. Sendo assim, o hospital veterinário tomou medidas.

Agora, a entidade realiza o cadastro dentro do seu sistema contendo o nome do proprietário, CPF, RG e comprovante de residência. Dessa forma, é possível diminuir o alto índicie de abandono dentro do hospital e punir os possíveis infratores.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES