UOL: Palio tem nota rebaixada de 4 para uma estrela em segurança

O programa Latin NCAP rebaixou a nota do Palio.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em nova etapa da sétima fase de testes, o Latin NCAP (programa de segurança viária para América Latina e Caribe) rebaixou a nota do Palio.

O modelo vendido no Brasil como "Novo Palio" (segunda geração, que convive com o antigo Palio Fire) recebeu uma estrela em segurança para adultos (antes tinha quatro estrelas).Na configuração brasileira (munida dos obrigatórios airbags frontais para motorista e passageiro), esta é a terceira vez que o hatch passa por avaliação do instituto. Na primeira, em agosto de 2014, obteve três e duas estrelas, respectivamente para adultos e crianças.

Na segunda, em julho de 2015, foram quatro e três estrelas.Entretanto, seguindo o protocolo mais rígido, válido a partir de 1º de janeiro deste ano, o compacto caiu para somente uma estrela na proteção para adultos (ambos sentados no banco da frente). As três estrelas para crianças (fileira traseira) foram mantidas.

COMO FOI A AVALIAÇÃO

Segundo o Latin NCAP, embora cabeça e pescoço dos bonecos nos assentos dianteiros tenham sido preservados no teste de impacto frontal a 64 km/h, a proteção para o peito do motorista foi considerada "fraca" (segunda pior avaliação).

Já a segurança das pernas de ambos os ocupantes foi apontada como "marginal" (terceira pior).Todavia, foi o teste lateral a 50 km/h que mais prejudicou o desempenho do modelo: a proteção para o peito do condutor acabou classificada como "pobre", a pior avaliação da lista.Ausência de controle de estabilidade e também de bolsas infláveis laterais e de cortina contribuiu para a nota ruim.

Apesar dos diversos problemas, houve menções positivas: o Palio ganhou pontos por oferecer cintos com pré-tensionadores e aviso de não afivelamento para o motorista. Além disso, a estrutura do habitáculo foi considerada estável nas duas colisões. De acordo com o órgão, os reforços estruturais nas portas atuaram bem para evitar que a carroceria afundasse ainda mais em direção aos passageiros na colisão lateral.

Como o Palio não alcançou nota mínima nas duas primeiras aferições, acabou não passando pelo teste final de batida contra poste a 24 km/h.Além dele, o instituto avaliou também uma unidade do subcompacto chinês Byd F0, não comercializado no Brasil. Desprovido de qualquer auxílio de segurança, o pequeno hatch pagou mico e obteve zero estrela para adultos e uma para crianças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES