UPA de São Raimundo Nonato atenderá 150 pacientes por dia

A UPA realizará, também, atendimentos clínicos e pediátricos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Raimundo Nonato, na região da Serra da Capivara, foi inaugurada nesta sexta, 6, pelo governador Wellington Dias e o secretário de Saúde, Francisco Costa. A unidade passa a oferecer atendimento 24 horas de urgência e emergência a partir deste sábado, 7, para a população de até 100 mil habitantes, cobrindo 18 municípios.

Na unidade serão atendidas pessoas como o senhor Walberto Vasconcelos, que espera há quatro anos por este momento. “Agora posso fazer as consultas num lugar de primeiro mundo”, disse Walberto. A UPA tem capacidade média de atender 150 pacientes por dia em sete leitos de observação e dois de estabilização acompanhados em tempo integral por profissionais de saúde.

Quem também festejou o início do funcionamento da unidade foi a aposentada Auricélia Ribeira. Segundo ela, o hospital já estava sufocado com a demanda muito grande e agora vai ter essa extensão do atendimento aqui na UPA e lá no hospital vai ficar desafogado e melhor para atender os casos complicados.

Na solenidade de abertura, o governador destacou a integração dos esforços dos poderes municipal, estadual e federal nessa conquista, como também da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal . Ele reafirmou o compromisso com o desenvolvimento de São Raimundo Nonato e de todos os municípios da região. “Para isso, o fortalecimento da saúde é um importante passo, tanto que estamos inaugurando hoje esta unidade, e em breve as melhorias que estão em construção no Hospital Regional Cândido Ferraz”, declara o governador.

Durante a inauguração, o secretário Francisco Costa informou que ainda neste primeiro semestre de 2017 será implantada na UPA de São Raimundo Nonato, como também em Oeiras e outros hospitais que são porta de entrada, a Linha de Cuidado Infarto do Miocárdio. “No caso do paciente estar sob suspeita de infarto será submetido, através da telemedicina, a um laudo de eletrocardiograma, a exame da dosagem das enzimas cardíacas e, se confirmado o caso de ter indicação, podemos fazer aqui na UPA o trombolítico que provoca a desobstrução da artéria que está provocando o infarto. Assim, vamos salvar mais vidas através dessa associação da tecnologia com a estrutura aqui montada. É nesse modelo que vamos continuar trabalhando”, assegura Francisco Costa.

A UPA realizará, também, atendimentos clínicos, pediátricos e traumatológicos. Para os casos de maior complexidade, através da Central de Regulação, o paciente será encaminhado para um hospital de referência. Com a inauguração da UPA, o Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz funcionará como hospital de retaguarda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES