UPA já teve mais de 5 mil atendimentos na zona Sudeste de Teresina

A meta é que sejam realizados 350 atendimentos diários

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após um mês da inauguração, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Bairro Renascença, já realizou mais de 5 mil atendimentos. Por dia, a Unidade chega a atender 175 pacientes. A meta é que sejam realizados 350 atendimentos diários.

Para avaliar o atendimento oferecido e como os pacientes estão sendo tratados, o prefeito Firmino Filho visitou, na manhã de quinta-feira (01), as instalações internas da UPA, onde teve contato com os funcionários e pacientes. De acordo com o prefeito, com a inauguração da UPA não houve nenhuma redução quanto ao número de pacientes atendidos no HUT.

“Nós temos desafogado, principalmente, os hospitais próximos da região do Dirceu. Mas o HUT, por enquanto, não sofreu nenhum tipo de melhora, por conta da reforma que ainda está passando. Só poderemos fazer esse comparativo, após a inauguração do pronto, atendimento do HUT”, garante o prefeito que, antes da visita, havia realizado a terceira doação de sangue no Hemopi, do ano.

Segundo Luciana Assunção, diretora-geral da UPA/Renascença, a parceria que a UPA tem feito com os demais hospitais do município tem dado certo, em especial, em dar continuidade no atendimento de pacientes.

“A UPA tem acomodado toda a região Sudeste, que é muito grande e chega a contabilizar 300 mil habitantes. O ideal da unidade é atender, antes de mais nada, essa demanda, mas também todos aqueles pacientes de outras regiões, dando uma continuidade em seus tratamentos”, explica.

A unidade de saúde, que atende 24h ocorrências clínicas e por traumas, conta com uma equipe composta por 10 médicos, distribuídos entre ortopedistas, clínicos e pediatras, sendo que seis realizam consultas durante os turnos manhã e tarde, já os outros quatro, no turno da noite.

Cores apontam nível de gravidade - A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tem funcionado de uma maneira diferenciada das demais unidades de saúde da capital, pois esta tem classificado o nível de gravidade do estado de saúde do paciente.

Na ordem decrescente da gravidade, a cor vermelha representa que o paciente está em situação mais grave. Logo em seguida, o laranja, o amarelo, o verde e o azul, representado o estado menos grave.

Para Williams Cardec, diretor clínico da UPA, o atendimento na Unidade é humanizado, focando nas observações e queixas dos pacientes. “A gente frisa muito pela humanização desse atendimento. A classificação de cores do nível de gravidade do paciente já é feita na própria recepção”, explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES