Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Urgência do Hospital do Dirceu volta a funcionar

O atendimento integral da Unidade reformada só vai retornar plenamente após a semana de organização.

Compartilhe

O Hospital Alberto Neto, no bairro Dirceu Arcoverde, já retornou parte dos serviços prestados à população. A unidade, que estava fechada por motivo de reforma desde dezembro do ano passado, reabriu na terça-feira (10), com uma estrutura mais modernizada e completa. 

CRÉDITO: JOSÉ ALVES FILHO

Mas o atendimento integral da Unidade reformada só vai retornar plenamente após a semana de organização. Até lá, o hospital está oficialmente de portas abertas apenas para prestação de serviços de urgência.   

Walnecy de Oliveira, diretora do hospital, falou sobre o funcionamento l. “A gente está retornando com os mesmos serviços, mas novos equipamentos estão chegando aos poucos e falta organizar. Só estamos com a urgência em funcionamento, mas outros serviços devem chegar gradativamente”, conta. 

CRÉDITO: JOSÉ ALVES FILHO

Na manhã da terça-feira (10), dia seguinte à inauguração,  profissionais do hospital se reuniram para discutir a organização e o fluxo de pacientes.  Francisco Júnior, médico e diretor técnico do hospital, informou que “os consultórios foram todos modificados, agora contam com sala de estabilização e todos os equipamentos são novos. Além disso, na parte da cirurgia, os dois centros cirúrgicos foram totalmente reformulados”, relata.

A unidade conta agora com uma sala de recuperação pós-anestésico e também com o reforço de um segundo clínico para prestar assistência aos pacientes que chegam ao local. 

De acordo com dados estatísticos referentes ao ano passado, o hospital do Dirceu Arcoverde, como é popularmente conhecido, prestava por mês 37 mil atendimentos, incluindo consultas e procedimentos cirúrgicos. Toda a demanda havia sido remanejada para algumas das Unidades Básicas de Saúde próximas ao hospital. Nos casos de urgência e emergência, a maioria foi encaminhada às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a mais próxima, a do Renascença, teve equipes de profissionais reforçadas para atender durante todo o período de reforma.

CRÉDITO: JOSÉ ALVES FILHO

Hospital de média complexidade

O Hospital do Dirceu é definido como uma unidade de média complexidade, composta de regime de atendimento de urgência nas áreas de pediatria, clínica médica e cirurgia geral e ambulatorial com atendimentos de ginecologia, reumatologia, cardiologia, ortopedia, psiquiatria, psicologia, nutrição, pediatria e clínica médica.

A unidade possui um total de 53 leitos para internação, dos quais 15 são para clínica cirúrgica, 24 leitos de clínica médica, seis leitos de clínica pediátrica, além de um leito de isolamento e sete de observação. Já na área de exames, o hospital disponibiliza procedimentos como aerosol, eletrocardiograma, procedimentos odontológicos, raio-x e ultrassonografia. 

Tudo isso comportado em uma nova estrutura de uma área total de 2360,93 m², que possui duas recepções, quatro banheiros, sala de registro, sala de serviço social, sala de acolhimento, sala para sutura, sala de preparo, dois consultórios odontológicos, sala de reanimação, inalação, nove consultórios médicos, sala de medicamentos, farmácia, sala de observação, centro cirúrgico (incluindo duas salas cirúrgicas), repousos médicos, raio-X, ultrassom, nove enfermarias, sala de nutrição, cozinha, refeitório e área da administração. 

Durante a inauguração, realizada na segunda-feira (09), o prefeito Firmino Filho afirmou que a reforma do Hospital do Dirceu representa um avanço na saúde pública. “A prefeitura tem se destacado na construção de uma grande rede de assistência à saúde e a entrega dessa unidade é um momento de alegria, mas também de tristeza, porque estamos nos despedindo do presidente Charles. Ele deixará o cargo, um dos maiores homens públicos que esse estado já conheceu. Na sua passagem pela Prefeitura, ele sempre empregou a sua seriedade, competência e a capacidade de produzir resultados”.


“Essa obra marcou a nossa gestão pela grandiosidade da estrutura do hospital, pelas condições das instalações que eram antigas e, principalmente, pelo envolvimento da comunidade na busca por melhorias. Inicialmente, a obra seria com fechamento total da unidade, mas optamos por atender ao pedido dos moradores e, durante a reforma, parte da unidade permaneceu funcionando. Agora, estamos entregando uma obra magnífica, que simboliza o compromisso da FMS perante a comunidade”, ressalta o presidente da FMS, Charles Silveira.



Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar