Uso da bicicleta ganha cada vez mais adeptos pelos seus benefícios

Muitas pessoas culpam a falta de tempo para não pedalar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Andar de bicicleta é um exercício simples, fácil, divertido e recomendado para todas as idades, mas devido às facilidades da vida moderna, o sedentarismo ganha cada vez mais espaço, ocasionando ou agravando problemas de saúde. Muitas pessoas culpam a falta de tempo para não pedalar, mas elas não sabem que estão perdendo inúmeros benefícios que vão desde a sensação de bem estar até a melhora da frequência cardíaca.

O médico ortopedista Alexandry Dias Carvalho (destaca que a bicicleta, além de ser um excelente meio de transporte, melhora o condicionamento cardiorrespiratório e trabalha a estrutura óssea do corpo. “A prática possibilita o fortalecimento da musculatura, principalmente dos membros inferiores. Mas é extremamente importante obedecer os cuidados para a prática do exercício físico”, declarou.

O especialista ressaltou a necessidade do uso dos equipamentos obrigatórios como capacete, luva, tênis e roupas apropriadas, além de respeitar as sinalizações e vias. “Nós também orientamos aos ajustes que precisam ser feitos em cada bicicleta dependendo de cada indivíduo, então é importante que você adeque a cela para o tamanho ideal para que possa pedalar da forma mais confortável possível”, completou.

Desobedecer as recomendações implicará em repercussões negativas para o corpo, principalmente sobre as articulações do joelho, quadril e queixas de dores nas costas devido às más condições na hora da prática da atividade física. O profissional recomenda aliar sempre exercícios de fortalecimento da musculatura. “A prática de ciclismo aliada a musculação ou pilates, que visam uma melhora de flexibilidade e fortalecimento muscular são importantes para manter uma postura adequada ao exercer esse tipo de atividade”, pontuou.

Bicicleta traz benefício para o corpo e mente

Atualmente, diferentes projetos procuram estimular o uso de bicicletas nas cidades e incentivar essa atividade, que além de melhorar a qualidade de vida e diminuir o estresse, colabora para outros benefícios do corpo e da mente como atividade aeróbica, gera perda de peso, ajuda a equilibrar a pressão e os níveis de triglicérides. Também trabalha equilíbrio e confiança.

É importante salientar que jamais se deve praticar exercícios em jejum. Portanto, quando optar por pedalar, seja na academia ou indo para o trabalho, é importante fazer uma refeição leve antes de pegar a bicicleta, além de manter a hidratação com a ingestão de água.

A ONU (Organização das Nações Unidas) elegeu a bicicleta como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta. De acordo com dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 7% dos brasileiros utilizam a bicicleta como meio de transporte principal.

Amante da bicicleta, a cantora Lene Silva afirmou que a paixão pela bike nasceu há um ano, quando começou a praticar com seu marido. Antes de iniciar a pedalar, a cantora revela que praticava corrida, mas durante um show caiu do palco e lesionou o joelho, foi quando passou a conhecer o ciclismo e se tornou paixão à primeira pedalada.

“Quando encontrei a bicicleta foi uma fuga para mim. Fui tomando gosto e meu estresse e minha ansiedade foram desaparecendo. Ela veio me completar”, disse.

Além da saúde, ela ressalta que a prática possibilita conhecer as pessoas por outro lado e afirmou que pedalar também melhora espírito. “Hoje, eu me sinto no melhor momento da minha vida e a cada trilha nova que faço é um novo desafio. Sem falar que o mundo anda tão poluído e poder deixar o carro em casa e sair pelas ruas pedalando, estamos ajudando o meio ambiente”, acrescentou.

Segundo a cantora, o ciclismo tem aumentado em Teresina e o grupo que participa sai todas as terças e quintas-feiras por ruas e avenidas. Nos finais de semana, realizam trilhas onde conhecem o Piauí de uma forma nova. “Estou conhecendo lugares que eu não imaginava que existiam e a bicicleta tem me dado essa oportunidade”, destacou.

Lene Silva disse que até seu relacionamento como casal melhorou, assim como seu rendimento nos palcos. “Meu relacionamento não entra na monotonia, fora as amizades que faço nas pedaladas. A gente passa a conhecer mais a nossa cidade. Depois que eu comecei a pedalar eu sou outra pessoa no palco, não me lembro a última vez que eu fui a uma farmácia comprar qualquer tipo de medicamento”, pontuou.

A questão do emagrecimento foi uma consequência. Com a reeducação alimentar, musculação e boas pedaladas ela conseguiu perder quase 20 quilos e mais de 12 cm de circunferência de barriga. Ela adiantou que após o carnaval de 2016 pretende seguir viagem de Teresina a Luís Correia (365 km de distância) de bicicleta e já começou a se preparar para realizar o desafio.

Atividade motiva e dá mais disposição

Quem encontra a presidente da Junta Comercial do Piauí, Alzenir Porto, no dia a dia de trabalho nem imagina que após o expediente ela se veste e se equipa com todos os acessórios de segurança e sobre uma “magrela”, pratica ciclismo pelas ruas da capital. Alzenir Porto avaliou que o esporte é complemento para os exercícios do seu cotidiano, além de permitir um maior rendimento.

“Eu comecei há três anos e os benefícios são em relação a tudo, para manter o corpo e a mente bem e dar mais disposição ao trabalho. Eu pedalo três vezes por semana e isso nos dá um condicionamento físico mais forte. A prática tem crescido e nós já realizamos provas em competições em que ficamos até 6 horas pedalando e isso não me compromete em nada”, declarou. A ex-superintendente de Trânsito da capital também já encara o esporte como profissional e também participa do grupo Pedal Noturno, em que ciclistas de Teresina se reúnem em dias variados da semana em busca de desafios por trilhas na cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES