Uso do BIM garante sustentabilidade dos negócios no setor construtivo

Ferramenta permite projeção mais precisa e a redução de erros para as empresas

Uso do BIM garante sustentabilidade dos negócios no setor construtivo | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Modelagem de Informação da Construção, conhecida como BIM, é tema recorrente entre os empresários porque se tornou uma ferramenta indispensável para a boa condução de empresas e potencialização de resultados, sendo mais precisa quanto às projeções, redução de gastos e diminuição de erros. Para melhor entendimento, o BIM diz respeito a uma série de tecnologias, processos e políticas que possibilita, por meio de colaboração entre diversas áreas, a projeção assertiva, construção e operação de uma edificação. Dessa forma, tem se comprovado bastante útil para o setor construtivo.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), segundo dados divulgados recentemente, prevê que a redução de custos pode chegar a 20% com o uso do BIM. Além disso, pesquisa inédita realizada no de ano 2020 (O Impacto de BIM na América Latina) mostra que 79% das empresas já utilizam a ferramenta. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina), Guilherme Fortes, salienta que essa Modelagem é essencial para o setor, já que é “um modelo digital de um empreendimento, se comportando como uma tecnologia que acompanha a obra em todo o seu ciclo de vida. Ou seja, antes, durante e depois da construção”, explica.

Imagem: Divulgação/Ascom

O presidente ressalta que a diferença entre o BIM e a forma tradicional de projetar um empreendimento tem relação com o fato de que o projetista deixa de usar apenas linhas em 2D, “passando, assim, a ter objetos e parâmetros mais definidos, contando, necessariamente, com o 3D e informações de acabamentos, entre outros aspectos”, pontua Guilherme. Além disso, ele reitera que existe maior facilidade quanto a prever problemas com mais rapidez e sem dificuldades, já que a premissa da ferramenta é gerir informações.

Importante frisar que a implementação do BIM requer uma mudança de cultura nos métodos e relacionamento entre os agentes participantes. Essa já é uma temática impregnada na realidade do mercado e na rotina diária de todos os profissionais ligados ao setor da construção civil. “É inegável que, ao adotar essa tecnologia, a sustentabilidade dos negócios das nossas empresas prevalece”, finaliza o presidente do Sinduscon.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES