USP testa ‘pomada’ aliada a choque para tratar câncer de pele

Tratamento tópico promete ser menos agressivo e mais eficaz.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudiosos da USP em Ribeirão Preto (SP) desenvolveram uma forma de tratamento tópico de combate ao câncer de pele que faz uso de nanopartículas de quimioterápicos associadas a choques elétricos de baixa intensidade.

Além de proporcionar uma absorção maior do medicamento na pele, a nova forma permite que a substância se concentre na região que precisa ser tratada e não se espalhe pela corrente sanguínea, como ocorre com a quimioterapia convencional.

“É um tratamento não invasivo, porque não estou injetando nada no paciente. A aplicação subcutânea deveria ser muito melhor, mas não foi nesse caso, porque melhoramos a formulação e o método de aplicação”, diz Renata, que é professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

Choques elétricos

Para facilitar ainda mais a penetração do fármaco desenvolvido em laboratório, os pesquisadores utilizaram choques elétricos de baixa intensidade: a iontoforese, que não causa dor e provoca apenas um formigamento sobre a pele.

“Se eu associo tudo isso com um sistema de liberação, no caso a iontoforese, consigo colocar alguns desses sistemas de liberação dentro da pele, porque a nanopartícula é pequenininha, mas não entra na pele sozinha”, explica a professora. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES