Usuários de drogas ocupam hortas do Dirceu, na zona Sudeste de Teresina

Os produtores denunciam que a falta de proteção no local facilita a entrada de usuários de drogas que roubam a produção e animais que destroem os canteiros

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os produtores das hortas comunitárias do grande Dirceu, zona Sudeste de Teresina, continuam a reclamar das cercas quebradas que ladeiam a produção. A estrutura está visivelmente destruída e em alguns pontos o acesso às hortas é praticamente livre.

As pessoas denunciam que a falta de proteção faz com que animais entrem no espaço para comer os vegetais e destruir os canteiros. Além disso, pessoas mal intencionadas também utilizam o espaço durante a madrugada para usar drogas e roubar a produção.

Segundo a agricultora Margarida Ferreira dos Santos, que trabalha no local desde 1997, a situação é ruim em razão dos roubos, que prejudicam, e muito, os ganhos dos pequenos produtores.

“Nunca consertaram a nossa cerca, e isso traz muitos problemas. O principal são as coisas que eles tiram da gente. Tem um pessoal que passa a madrugada aqui e só sai quando a gente chega de manhã”, denuncia.

Ela também reclama do vandalismo cometido por essas pessoas, que não só roubam os vegetais e hortaliças como também destroem os canteiros e fazem necessidades dentro deles. “Eles arrancam os canteiros, pisam, muitas vezes fazem cocô dentro também.

Eles até tomam banho dentro das manilhas de irrigação, e a gente é obrigado a lavar porque não dá mais para usar a água. E roubam muito, é claro. Enquanto isso a gente está aqui, se matando de trabalhar”, reclama Margarida.

Já para Maria Alves o problema mesmo são os bichos. Cachorros e até animais maiores, como vacas e cavalos, adentram nas hortas e devoram tudo. “O que eles não comem eles pisam”, diz. “Os cachorros são os piores, eles entram aqui e fazem um chafurdo horrível nos canteiros, arrancam as cebolas e fazem a destruição”, aponta Maria.

A grave situação apontada pelos horticultores reflete no número de produtores presentes na região, que diminuiu drasticamente para apenas 25. Após os inúmeros casos de furtos e de animais invadindo as hortas, alguns acabam por desistir da agricultura, e a prova disso é o crescente número de canteiros abandonados no espaço.

Iluminação também é reivindicação

Além da questão da cerca que corrobora com furtos e a invasão de animais, outra questão apontada pelos agricultores é a iluminação precária das hortas da zona Sudeste. Segundo os donos dos canteiros, o local à noite é um verdadeiro breu, e contribui diretamente para que os usuários de drogas utilizem o espaço sem maiores problemas.

Para a população, falta uma iluminação que dê conta do lado direito e esquerdo das hortas comunitárias. "Para melhorar aqui falta muita coisa. O certo era ter pelo menos uma iluminação que prestasse e que iluminasse os dois lados da horta, pois no escuro fica mais fácil do pessoal fazer coisa errada", diz o agricultor Genésio Rocha.

SDR está tomando providências

Segundo informações colhidas junto à Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), a reconstrução da cerca de proteção das hortas do grande Dirceu está em fase de licitação e boa parte do material necessário para a construção já foi encaminhado ao local. A demora para o início da obra se deu porque foi necessária uma segunda licitação, pois na primeira a empresa teria desistido da empreitada, tendo, inclusive, pago multa.

A SDR também informa que processo de construção e a entrega da cerca devem iniciar o quanto antes, após os recessos de fim de ano. E além da construção da cerca também foram garantidos novos pontos de irrigação, iluminação e um convênio com a Polícia Militar que fará rondas mais ostencivas na região para evitar que usuários de drogas utilizem o espaço das hortas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES