Usuários de ônibus relatam problemas do transporte coletivo

A pesquisa sobre o Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável foi realizado em todos os terminais em atividade de Teresina e encerrou no terminal do Livramento, localizado na zona Sudeste de Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã da sexta-feira (29), em meio ao fluxo de passageiros no terminal do Livramento, localizado na zona Sudeste de Teresina, uma equipe realizou a última pesquisa com usuários de transporte público para o  Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável (PDMUS). A pesquisa já percorreu todos os terminais em atividade de Teresina. 

O Terminal de Integração Livramento começou a funcionar em novembro de 2018 e possui um considerável fluxo de passageiros nos horários de pico, como no início da manhã e no final da tarde. O objetivo da coleta de informações no local foi para  saber as origens e destinos dos usuários de transporte coletivo, motivo de viagem, número e locais de transferências. 

"A pesquisa é para melhorar a locomoção da população. Se após a implantação dos terminais houve melhoras no tempo de deslocamento ou se teve alguma mudança negativa”, disse a supervisora Ana Beatriz Ribeiro, que instrui os seis pesquisadores.

Crédito: José Alves Filho

As principais perguntas direcionadas à população foram relacionadas à rotina utilizando ônibus. De onde vieram, como chegaram e quanto tempo durou o percurso de casa para o terminal e partindo do terminal para o destino final. Uma das questões benéficas levantadas pelos usuários foi em relação a quantidade de passagens que passaram a pagar. Por meio da integração, o valor cobrado passou a ser apenas um.

Quanto às reclamações, a maioria foi sobre a quantidade inferior de ônibus nos terminais com destino para os bairros, as chamadas linhas alimentadoras. A frota estabelecida após a implantação dos terminais não é suficiente para atender a demanda da população, que registra o tempo de até 40 minutos na espera de um ônibus. Além disso, as linhas extintas também somam nos pontos desfavoráveis.

A pesquisa foi bem aceita pela população. Muitos relataram detalhadamente todos os problemas enfrentados e facilidades da integração no dia a dia. A estudante Leidiane Gonçalves explicou para a pesquisadora a redução no tempo de chegada para a instituição de ensino e a demora para voltar para casa. “Melhorou para ir para o centro, mas a volta é mais complicada”, relata.

Crédito: José Alves Filho

Transporte acessível

Uma atenção especial também foi dada ao conhecimento das demandas dos usuários com deficiência ou mobilidade reduzida, como idosos, obesos e gestantes. O PDMUS está sendo elaborado para que a cidade tenha o planejamento dos sistemas de circulação e transporte de pessoas e cargas.

No PDMUS irão constar os objetivos, metas e ações a curto, médio e longo prazo para até 20 anos e serão incluídos alguns aspectos relativos às cidades que compõem a grande Teresina. O Plano deve ser transformado em Lei aprovada pela Câmara de Vereadores e tem como objetivo priorizar o melhor aproveitamento das vias, redução de emissão de poluentes, de consumo de combustível e a otimização do sistema de transportes e trânsito. (A.S.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES