Vacina contra dengue deve demorar até 5 anos, diz ministro

Os testes são feitos em Vitória, em uma parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao lançar a nova campanha nacional de combate à dengue nesta quinta-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, iniciou sua fala ao afirmar que gostaria de anunciar a criação de uma nova vacina contra a doença, mas disse que o processo ainda deve levar de 3 a 5 anos para ser concluído.

"Eu gostaria de estar dando aqui dando uma notícia que seria primeira página de todos os jornais amanhã, a incorporação de uma vacina contra a dengue. Nós já estamos testando o protótipo dessa vacina, mas vamos precisar de alguns anos ainda", afirmou.

Os testes são feitos em Vitória, em uma parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a farmacêutica Sanofi Aventis, que desenvolve o imunizante.

Até que uma vacina seja disponibilizada ao público, o ministro ressalta a necessidade de outras ações de combate ao mosquito. "Temos de ampliar o fornecimento de água tratada e o sistema de coleta de lixo, além de garantir a integração entre as políticas públicas, porque a dengue não pode ser combatida só pelo setor da saúde".

O número de infectados pela doença no País este ano, até o dia 16 de outubro, chegou a 936,2 mil. Desse total, 14,3 mil casos foram considerados graves e o número de mortes atingiu 592.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES