Vacina contra HPV está disponível nas unidades de saúde de Teresina

A dose pode ser encontrada nos postos de saúde.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina chama atenção aos pais e responsáveis de meninas de 9 a 13 anos que precisam receber a dose de vacina contra o HPV. Desde ontem, 3 de abril, a campanha nacional de mobilização, coordenada pelo Ministério da Saúde, está valendo e segue até 15 de abril. A dose, entretanto, pode ser encontrada nos postos de saúde durante todo o ano.

“A vacina já faz parte do calendário de vacinação das meninas. Os pais e responsáveis precisam estar atentos se elas precisam da primeira, segunda ou terceira dose da vacina, que protege contra o Papiloma vírus humano que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus”, diz a médica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Ela enfatiza ainda que a vacina é segura e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta do Ministério da Saúde deste ano é vacinar pelo menos 80% das meninas de 9 anos de idade, público-alvo da campanha, formado por um total de 1,7 milhão de garotas em todo o país. A imunização é feita em duas doses injetáveis – a primeira, de preferência, no mês de abril e a segunda, seis meses após a primeira.

A orientação do Ministério da Saúde é que meninas de 10 a 13 anos que ainda não receberam a dose ou que não completaram o esquema vacinal também sejam imunizadas durante a campanha de mobilização. A proteção só é conferida se todas as doses forem aplicadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES