Vacina contra o HPV estará disponível na rede pública do país em 2014

O vírus do HPV está relacionado a diversos tipos de câncer, mas principalmente ao câncer do colo do útero

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (1º), a oferta da vacina quadrivalente contra o HPV na rede pública de saúde. Em 2014, serão vacinadas meninas de 10 e 11 anos.

Hoje essa vacina está disponível, no país, apenas na rede privada e em algumas localidades em que o poder público local optou por oferecê-la --por exemplo, no Distrito Federal e em São Francisco do Conde (BA).

O vírus do HPV está relacionado a diversos tipos de câncer, mas principalmente ao câncer do colo do útero (95% dos casos) e ao aparecimento de verrugas genitais.

Para a inclusão da vacina no programa público de saúde em 2014, o governo vai investir R$ 360,7 milhões na compra de 12 milhões de doses --R$ 30 por dose.

Haverá transferência de tecnologia do laboratório americano MSD para o laboratório público nacional Butantan (SP).

As três doses da vacina serão aplicadas em uma estratégia mista: nas escolas e nos postos de saúde, sempre com autorização dos pais ou responsáveis pelas meninas.

Duas vacinas concorriam por esse anúncio: a quadrivalente (da americana MSD) e a bivalente (da inglesa GSK). As duas protegem contra os dois tipos do vírus mais frequentemente relacionadas ao câncer do colo de útero (70% dos casos). A da MSD também oferece proteção contra verrugas genitais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES