Vacina da gripe continuará disponível até dia 19 em Teresina

Ela é totalmente segura e riscos de efeitos colaterais são poucos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), seguindo cronograma da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), continuará fornecendo a vacina contra a influenza (gripe) em Teresina até o dia 19 de junho. A FMS esclarece que 10, das 104 salas de vacina da capital, estão em reforma, portanto a população precisará se dirigir a outras unidades para se imunizar.

Todas as pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária e trabalhadores da saúde devem se vacinar.

“Queremos tranquilizar as pessoas que tem parente acamado e que não receberam a dose da vacina ainda. Todos os acamados serão vacinados, mesmo depois do dia 19 de junho”, afirmou a diretora de vigilância em saúde da FMS, Amariles Borba.

Quem desejar agendar a vacina a um acamado ou tirar alguma dúvida sobre postos de vacinação basta ligar para a Regional de Saúde da região em que mora. Os números são: Regional de Saúde Leste/Sudeste (86 3215-7902), Regional de Saúde Sul (86 3229-3193) e Regional de Saúde Centro/Norte (86 3215-7739). 

A vacina contra gripe protege contra os tipos mais comuns da doença, causados pelos vírus H1N1, H3N2 e B e a ausência da imunidade pode levar à morte. Ela é totalmente segura e os riscos de efeitos colaterais são mínimos. As únicas contraindicações são para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES