Vacinação contra a gripe inicia quarta-feira (10)

Teresina vai receber 230 mil doses de vacina contra a Influenza este ano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de quarta-feira (10) Teresina começa oficialmente a campanha contra a gripe (Influenza A/H1N1). As doses da vacina já estão sendo distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural do município e ficarão disponíveis até o dia 31 de maio, quando a campanha se encerra. Sendo 4 de maio o Dia D de mobilização.

A rede pública municipal de saúde da capital deve receber 230 mil doses de vacina contra a Influenza em 2019. Já chegaram à capital quase 82 mil doses e novas unidades da imunização devem chegar ainda esta semana. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, as vacinas serão distribuídas em 104 locais. O presidente da FMS, Charles Silveira, alerta para a importância da adesão da população à vacina: “As notícias falsas que circulam sobre a imunização contra a gripe dificultam a cobertura vacinal desejada. Tem pessoas que acham que a vacina causa gripe, mas é preciso que saibam que isso não corresponde à realidade e, pelo contrário, a vacina é composta por vírus inativado, é segura, previne a doença e também complicações de saúde”, afirma.

A lista completa do grupo prioritário que precisa receber a dose de vacina contra a gripe pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é: gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, maiores de 60 anos, profissionais da saúde, pessoas de qualquer idade com doenças crônicas (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer, e outras), população indígena, pessoas privadas de liberdade, professores da rede pública e privada e trabalhadores do sistema prisional. 

Amariles Borba orienta que a higienização é uma das principais medidas de proteção contra a gripe. "Devemos lavar as mãos com água e sabão. Quem estiver gripado não visite recém-nascidos, gestantes ou paridas. Assim nós estamos cooperando na saúde tanto das crianças quanto dessas mulheres", alerta.

Diferente de outras doenças, a gripe precisa de campanhas de vacinação anual. Isso ocorre por características do próprio vírus, que, aos poucos, naturalmente, modifica-se geneticamente. Dessa forma, é necessário rever, a cada ano, os vírus que mais estão se propagando para adaptar a imunização, que dura de seis a 12 meses. Além disso, trata-se de uma doença que tem um forte impacto na sociedade, com risco de morte muito alto (aproximadamente 650 mil pessoas morrem no mundo por ano, em virtude da influenza A/H1N1).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES