Vacinação contra aftosa atingiu 74,23%

Vacinação contra aftosa atingiu 74,23% do rebanho

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A estiagem no Piau?, principalmente nas regi?es de Corrente e Curimat?, no Sul do Estado, prejudicou a vacina??o contra a febre aftosa. Foi o que informou, nesta quarta-feira (23), o diretor da Ag?ncia de Defesa Agropecu?ria do Piau? (Adapi), Jos? Ant?nio Filho.

Ele disse que a vacina??o contra a febre aftosa atingiu 74,23% do rebanho na campanha de novembro de 2007. Ele destacou que, na campanha de maio de 2007, a regi?o de Corrente e Curimat? vacinou 76% do rebanho, sendo que em novembro do mesmo ano, apenas 56,75%, uma redu??o de 20 pontos percentuais na maior concentra??o de bovinos piauienses.

Na campanha de vacina??o de novembro de 2007 foram vacinados, no Piau?, 1.186.645 bovinos e b?falos. A Adapi, segundo Jos? Ant?nio, notificar? todos os criadores que n?o vacinaram seu rebanho.

?Com o cadastramento conclu?do, fica f?cil saber quem n?o vacinou?, anunciou, ressaltando que ser? feita em todas essas propriedades a chamada ?Vacina??o Assistida?, quando o criador recebe autoriza??o para comprar a vacina e tem cinco dias para adquirir a vacina e vacinar o rebanho com o acompanhamento de um fiscal.

?Quem se recusar a fazer a vacina??o assistida ser? multado?, assinalou Jos? Ant?nio, lembrando que nos dias 28 e 29 de janeiro, t?cnicos da Adapi de todo o Estado participar?o de um treinamento de como proceder nas notifica?es aos propriet?rios inadimplentes com a vacina??o. As multas variam de R$ 728,00 a R$ 3.215, conforme o rebanho.

Durante todo o m?s de fevereiro, ser?o visitadas as propriedades que n?o vacinaram. ?Para isso, a Adapi disp?e de leis punitivas para quem n?o realizar a vacina??o contra a aftosa?, disse Jos? Ant?nio, lembrando que a Assembl?ia Legislativa aprovou leis nesse sentido j? sancionadas e regulamentadas pelo governador Wellington Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES