Vacinação contra Poliomelite Multivacinação inicia na segunda-feira

Técnicos de enfermagem e enfermeiros estão sendo treinados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará, a partir do dia 3 de agosto, as campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação do ano 2015. Durante as manhãs de hoje (29) e amanhã (30), os técnicos de Enfermagem e enfermeiros que atuam nas salas de vacinas das unidades de saúde de Teresina estão sendo treinados em relação às campanhas.

Nas campanhas de Poliomielite e Multivacinação deste ano a FMS introduzirá uma novidade. Será o Boletim Diário de Comparecimento. “No documento poderemos formalizar o comparecimento da criança à sala de vacina e assim termos parâmetros a seguirmos para analisarmos quantas crianças estão ou não com a caderneta atrasada e assim podermos traçar novas estratégias para otimizar nosso trabalho”, explicou Kledson Batista, gerente executivo de Saúde da Regional Centro-Norte.

O gerente destaca ainda a importância de levar a criança à unidade mais próxima para verificar seu esquema vacinal "Devemos chamar a atenção dos pais e responsáveis de todas as crianças de zero a menores de cinco anos, pois estaremos realizando, além da vacinação contra Polio, a atualização do calendário de vacina infantil", enfatizou.

A FMS já articulou as ações que garantirão o cumprimento da meta de imunização das Campanhas de Poliomielite e Multivacinação. As Diretorias Regionais de Saúde já mapearam todas as salas de vacina que estarão disponíveis durante as Campanhas de Poliomielite e Multivacinação, para que a população fique bem informada.

 O Dia D de mobilização das campanhas acontecerá em 15 de agosto, com solenidade na Unidade Básica de Saúde do Angelim. O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, aproximadamente 55.435 em toda Teresina. A meta mínima a atingir será de 95% de cobertura vacinal no município.

Apesar do Brasil não apresentar nenhum caso de poliomielite desde 1990, é importante cumprir o calendário de vacinação, pois o vírus ainda está ativo em alguns países”, falou a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

 Sobre a Campanha de Multivacinação a diretora enfatiza que consiste em uma estratégia onde em um único momento são oferecidas à população alvo várias vacinas ao mesmo tempo, o grupo alvo para a referida campanha são todas as crianças menores de cinco anos de idade.

 As reuniões de hoje e amanhã com os técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam nas salas de vacinas também servirão para atualizar ainda mais esses profissionais sobre o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

 O SIPNI  tem como objetivo fundamental possibilitar aos gestores envolvidos no programa uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e do quantitativo populacional vacinado, que são agregados por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica. Por outro lado, possibilita também o controle do estoque de imunos necessário aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES