Vacinação de cães e gatos acontece hoje

Vacinação de cães e gatos acontece hoje

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 135 mil cães e gatos devem ser imunizados contra a raiva no dia D da campanha de vacinação antirrábica animal que será realizada hoje (25), na zona urbana de Teresina. Na zona rural, a vacinação será feita em duas etapas: nos dias 16 e 23 de outubro.

A meta da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é vacinar um total de 135.487 animais, sendo cerca de 100 mil cães e mais de 35 mil gatos. Devem ser imunizados somente cães e gatos a partir de dois meses de idade. Animais com menos de dois meses podem ser vacinados com a recomendação de reforço da vacina depois de 90 dias.

Na zona urbana serão disponibilizados 371 postos de vacina distribuídos por todos os bairros da cidade. De acordo com o gerente de Zoonoses da FMS, Romualdo Spíndola, o objetivo é facilitar o acesso dos donos dos animais a esses locais, como escolas e associações comunitárias, para assegurar a imunização de cães e gatos contra a doença, que pode ser transmitida para o ser humano por intermédio do animal infectado.

De acordo com o gerente, a raiva canina e felina em Teresina vem sendo sistematicamente controlada, pois somente quatro casos foram notificados nos últimos dez anos. A cobertura vacinal sempre ultrapassa o percentual dos 85%, estabelecido pelo Ministério da Saúde. Nos últimos três anos, não há nenhuma notificação registrada no município. ?Essa redução de casos se deve, além das altas coberturas vacinais, as ações de vigilância executadas na rotina das atividades da Gezoon, conforme preconiza o Programa Nacional de Controle da Raiva do Ministério da Saúde?, explica.

O que é a raiva?

A raiva é uma doença que acomete todos os mamíferos e pode ser transmitida ao homem. A doença é mortal, causada por um vírus transmitido pela saliva do animal infectado, e pode ser evitada por meio da vacinação de cães e gatos. A transmissão da doença ocorre quando o vírus da raiva, existente na saliva do animal infectado, penetra no organismo, através da pele ou mucosas logo após mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão pelo animal. Quando o vírus chega ao cérebro causa lesões levando à morte.

Raiva humana

Segundo Romualdo Spíndola, a raiva em humanos está diretamente associada ao fator socioeconômico na transmissão canina e felina e ao desafio da convivência da espécie humana com a natureza na transmissão do ciclo silvestre. ?Dentre as enfermidades infecciosas, a raiva é uma zoonose passível de ser controlada em meios urbanos pelos instrumentos de vigilância, prevenção e controle tanto em relação ao homem quanto ao animal; em Teresina, por exemplo, o último caso notificado de raiva humana ocorreu em 1988?, frisa o gerente.

Sintomas e prevenção

Mudança de comportamento, salivação intensa, agressividade, hidrofobia (medo de água), fotofobia (sensibilidade à luz) e paralisia muscular são sintomas da doença. Vacinar cães e gatos anualmente e evitar que os animais fiquem soltos nas ruas em contato com outros animais são formas eficazes de prevenção. As pessoas devem procurar imediatamente o Instituto de Doenças Tropicais Nattan Portela (antigo HDIC), caso seja agredido por cão, gato, raposa, morcego ou outros animais que também possam transmitir a raiva.

Recomendações

? A Gezoon mantém um posto permanente de vacinação aberto diariamente (inclusive aos sábados, domingos e feriados), por isso não é necessário esperar as campanhas de vacina para imunizar cães e gatos.

? A vacina pode ser aplicada em fêmeas gestantes porque não causa aborto.

? Ao sair com o animal para passear, coloque coleira, guia e focinheira no cão para evitar agressão nas pessoas ou em outros animais.

? Em caso de agressão não mate o animal para que ele possa ser observado e feito o diagnóstico da raiva quando necessário.

? Faça controle de natalidade em cães e gatos por meio cirúrgico ou por uso de medicamentos, para evitar ninhadas indesejadas e abandono de animais nas ruas.

? Em caso de dúvidas, procure a Gerência de Zoonoses (3215 9143 e 3215 9144).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES