Vacinação de HPV em Teresina será estendida na próxima semana

A vacina é para homens e mulheres até 26 anos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde vai estender, a partir da próxima semana, a vacinação de HPV para homens e mulheres de até 26 anos, seguindo a  orientação do Ministério da Saúde. A vacina para este público é por tempo limitado enquanto houver estoque com prazo de validade até setembro de 2017.

A decisão do Ministério da Saúde, de  caráter temporário, foi aprovada durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta por representantes do governo federal, estados e municípios. Após o fim do estoque a  orientação do Ministério da Saúde é que a vacina continue sendo administrada apenas no público-alvo (9 a 15 anos), explica Amariles Borba, diretora de Vigilância e Saúde da Fundação Municipal de Saúde-FMS.

Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação do Ministério da Saúde é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS. "É importante tomar as três doses para que a cobertura da vacina seja eficaz",reforça Amariles Borba.

A  vacinação de rotina do HPV,que tem como  público-alvo os meninos na faixa etária de 11 a 15 anos e meninas de 9 a 15 anos, deve ser mantida com duas doses, sendo aplicada com intervalo de seis meses entre elas. A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

Também fazem parte do público-alvo da vacina os transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos de 9 a 26 anos. Os serviços que atendem essa população devem ofertar a vacina HPV na rotina de trabalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES