Vai viajar de avião? Veja 12 curiosidades que nenhum tripulante te conta

Algumas regras e recomendações são seguidos por pilotos e demais profissionais da aviação em todos os voos, mas nem todas as pessoas conhecem os motivos.

Veja 12 curiosidades que nenhum tripulante te conta | Reprodução/Chickem or Pasta
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Existem alguns segredos sobre viajar de avião que não são revelados em um simples voo. Algumas regras e recomendações são seguidos por pilotos e demais profissionais da aviação em todos os voos, mas nem todas as pessoas conhecem os motivos. O MeioNorte separou algumas curiosidades, veja logo abaixo:

1 - Comida especial para a tripulação

Todo cuidado é pouco! O piloto é a figura mais importante em um voo e, por isso, ele não come a mesma comida que o copiloto. Isto acontece porque se um dos dois adoecer por conta da comida, o outro terá que assumir o controle total do avião. Não dá para correr o risco de que os dois fiquem doentes ao mesmo tempo. Já pensou nesta situação?  

2 - Que fim levam os dejetos?

As aeronaves têm um sistema especial a vácuo em seus banheiros. Devido à diferença de pressão entre o banheiro e a turbina, a urina e as fezes dos passageiros caem em um depósito. Os dejetos ficam neste depósito no fundo do avião, armazenados até que a aeronave aterrisse. Depois ditos, os depósitos, são esvaziados com a ajuda de uma mangueira e os dejetos seguem de caminhão para serem descartados em uma rede de esgoto. 

3 - O café pode ser nojento

A água usada para fazer o café nas aeronaves deve ser evitada, principalmente em aviões mais antigos. Os tanques onde a água é armazenada em aviões mais antigos são raramente limpos.  Contudo, a água utilizada nos banheiros e a dita "potável" pode ser a mesma, embora armazenada em recipientes diferentes. Para evitar qualquer problema, aceite somente as bebidas engarrafadas e seladas.

Foto: Greedy Finance

4 -As tempestades são normais

As tempestades de raios fazem parte da rotina de qualquer piloto profissional. Ser alcançado por um raio é muito comum em um voo e quase 100% das vezes não afeta em nada a aeronave. Os aviões já estão sendo construídos para suportá-las e os pilotos estão preparados para qualquer emergência. Então pode fica tranquilo ou tranquila! Pode te dar um grande susto, mas a aeronave não vai cair.

Foto: Greedy Finance

5 - Qual o melhor assento?

Sentar perto das asas é a melhor opção para quem enjoa. O início ou o fim do avião são os pontos os quais é possível sentir mais a agitação do voo. Porém, quando se trata de um possível acidente, a história é outra.

Isto porque dependendo de como a aeronave caia, os passageiros da frente são os primeiros afetados pelo impacto. O meio da aeronave também pode ser o primeiro local se partir em caso de explosão. Tudo isso leva a crer que o fundo é o mais seguro.

6 - Puros sorrisos

Você já notou que a tripulação sempre recebe os passageiros na porta do avião com um sorriso no rosto? Isto tem motivo! É porque os tripulantes têm a função de tranquilizar os passageiros, já que por razões óbvias as companhias não querem levar passageiros tensos. 

Foto: Greedy Finance

Por isto, é importante que consigam manter um bom humor e que tratem a todos muito bem. Ainda que ocorra algum imprevisto durante o voo, eles precisam transmitir bastante tranquilidade aos que estão à bordo.

7 - A luz se apaga de propósito

As luzes da cabine dos passageiros são reduzidas propositalmente durante a decolagem e aterrissagem da aeronave. Isto é feito para que os olhos dos passageiros se acostumem com o escuro. 

Desta forma, em caso de uma emergência, os passageiros poderão ver os sinais de "saída de emergência" claramente. No entanto, alguns pilotos e tripulantes afirmam que isto é feito para guardar energia.

8 - Realmente preciso desligar meu celular?

Logo que se entra no avião, os tripulantes não demoram a avisar que os aparelhos celulares devem ser desligados. Seu uso durante a decolagem e aterrissagem pode causar interferência na comunicação entre o piloto e a torre de comando.

Todavia, já foi comprovado que o uso de aparelhos eletrônicos não tem força suficiente para derrubar um avião. Mas, enquanto não tivermos toda certeza dos efeitos que eles causam no voo, a melhor opção é proibi-los.

9 - As máscaras de oxigênio

Em emergências as quais as máscaras de oxigênio precisam ser utilizadas, os passageiros têm apenas 15 minutos de ar disponíveis para respirar. Mas nada de pânico! Há um motivo para isso. É tempo suficiente para que o piloto faça uma descida para um nível que seja possível respirar sem problemas. No entanto, as aeromoças estão preparadas para ajudar os passageiros em emergências.

Em situações de emergência as quais as máscaras de oxigênio precisam ser utilizadas | Foto: Greedy Finance

10 - Quando acontecem mais acidentes?

Não queremos que fique em pânico, mas a estatística é muito interessante para quem gosta de aviação, então não queremos deixar passar a oportunidade de compartilhar esta informação.

Uma pesquisa concluiu que os primeiros três minutos depois da decolagem e os últimos oito minutos antes de aterrissar são quando acontecem 80% dos acidentes de avião. É fato que quando o avião se encontra no ar é quando o piloto enfrenta mais problemas.

11 - Voz de prisão no avião

Você sabia que qualquer passageiro pode receber uma sentença de prisão dentro da aeronave? Além de cuidar da rota, o piloto também está autorizado a mandar prender um passageiro.

Foto: Greedy Finance

12 - Nem todas as falhas são corrigidas

Isto, mais do que uma curiosidade, é um fato que pode causar medo! A lista de coisas a serem verificadas antes da decolagem de um avião é enorme. É por isso que, às vezes, a aeronave é liberada com algumas falhas menores.

Mas, nada de sair correndo! Estas falhas consideradas "aceitáveis" são as que não oferecerem risco à vida dos passageiros, como um assento que não regulado, por exemplo. Nenhum avião decola se um problema de verdade for detectado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES