Zona Leste ainda mistura elementos urbanos com rurais

“Da mandioca, a gente produz a farinha, a goma, não sobra nada. E a casca ainda serve de alimento para os animais”

Fabricação de farinha e goma são ofícios ainda possíveis de se ver em área que mescla zonas urbana e rural. | Reprodução/Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há pouco mais de dez anos, nem se imaginava que a região onde hoje estão situados os conjuntos habitacionais, na região do Vale do Gavião, estaria tão desenvolvida quanto hoje.

O fato é que o crescimento da cidade é progressivo, mas mesmo com esse incremento, algumas marcas inerentes ao meio rural ainda persistem.

Entre prédios, supermercados, faculdades e toda aquela estrutura de um cenário tipicamente urbano, a criação de animais, plantações e toda a cultura de interior ainda busca espaços para sobreviver dentro da cidade.

No Jardim do Vale, localidade que fica na região do Satélite, uma casa de farinha é uma grande marca de uma vivência tipicamente rural. Essa tradição secular, que ainda movimenta uma dúzia de pessoas que aprenderam a viver da subsistência das plantações, mostra que, embora a cultura tenha sofrido adaptações do meio e a desvalorização da prática em virtude do próprio desenvolvimento social, muitos preferem continuar com o ofício pelo simples prazer em fazê-lo.

Lúcia de Fátima nasceu em José de Freitas, cresceu em União e mora há 24 anos em Teresina. Desde cedo aprendeu com o pai todos os processos de plantação e utilização dos recursos naturais.

Há 18 anos montou a sua própria casa de farinhada, e de lá aumenta a sua renda, que vem apenas da aposentadoria. Para ela, a farinhada é mais que uma labuta, é um momento de descontração e, desse ofício, tudo se tira proveito.

?Aqui, tudo se utiliza. Da mandioca, a gente produz a farinha, a goma, não sobra nada. E a casca ainda serve de alimento para os animais?, conta.

Domingos Moraes trabalha na cidade desde 1979, mas nunca deixou a roça de lado.

Ainda hoje ele possui uma plantação no Árvores Verdes, na região da Cacimba Velha, e de lá tira a mandioca que origina a farinha e a goma que utiliza no seu dia a dia.

A única linha que produz é capaz de render em torno de 800 kg de mandioca, resultando na produção de oito sacas de goma e outras oito de farinha. Para ele, é um prazer participar dessas atividades e leva até mesmo o filho pequeno para aprender o ofício.

?Participo das farinhadas desde criança. Prensava massa e tudo, mas depois me casei, vim para a cidade e não fiz mais como antes. Embora a gente faça com prejuízo, já que nem tudo a gente vende, eu adoro fazer e participar de todos os processos?, conta ele, que no momento da entrevista dividia a atenção entre a farinha torrando no forno e a prensa da massa.

Modernização favorece ofício ainda braçal

O processo de produção da farinha e da goma é demorado e todo o processo, que compreende à ralagem, prensagem, secamento da raiz da mandioca e torra no forno demanda uma boa quantidade de tempo e trabalho humano.

Dependendo da quantidade de mandioca a ser processada, a farinhada leva cerca de três dias e precisa, em muitos casos, de mais de dez pessoas para concluir toda a produção.

A força e a prática são fundamentais nesse processo, e com o passar do tempo, a atividade também se valeu da modernização. O trabalho braçal é de suma importância para a realização do ofício, mas uma "mãozinha" da força mecânica é sempre bem-vinda, segundo afirma Lúcia de Fátima.

"Antes utilizávamos uma prensa de fecho de pau e agora utilizamos um parafuso. Isso melhorou e muito o nosso trabalho, pois ali exigia muita força e agora, a força que usamos, é menor. Antes era um sofrimento", lembra.

A qualidade do produto final depende exclusivamente da experiência de quem pratica o ofício. Não é para menos que quem participa das farinhadas tenha aprendido todas as técnicas com a família.

Afinal de contas, participar de farinhada desde cedo é uma prática bastante comum e muitas das mães ainda acabam levando os filhos e toda a família para participar.

Tradição ameaçada pelo urbano

Embora a produção de farinha e goma ainda seja realizada todos os anos na casa de farinha de Lúcia de Fátima, o ofício parece que está prestes a se perder em meio às lembranças daqueles que já participaram um dia dessa atividade.

Entre os tantos motivos para isso, a expansão constante do espaço urbano e de todas as suas diferenças no modo de se viver faz com que essa tradição fique ameaçada e aos poucos seja deixada para trás.

Enquanto quem produz afirma não ter mais condições de investir pelo pouco retorno financeiro, a proprietária do espaço alega a falta de pessoas para trabalhar na produção, já que os próprios filhos já não pretendem seguir com a tradição da família.

?Trabalho em roça não compensa nem mais no interior. Não tem saída o produto que a gente faz. A farinha, o pessoal costuma comprar dos supermercados, então fica tudo pra família mesmo. A goma é que ainda dá pra vender?, conta ele, que completa:

?Apesar da gente produzir com prejuízo, eu adoro fazer. Se a farinha tivesse saída, eu não deixaria de fazer. O problema é que os novos não sabem, não conhecem, por isso não tem mais quem faça e corre o risco disso tudo acabar?, conta Domingos.

Lúcia de Fátima se aposentou da lavoura e lamenta o fato de não conseguir mais prosseguir por muito tempo com a prática. Mesmo com as dificuldades, sobretudo físicas, ela ainda persiste com a tradição, mas acredita que não deva durar mais por muito tempo.

?Para mim, isso é a minha diversão. Mas o problema é a saúde que está faltando. Minhas mãos já não têm mais condição de continuar e minhas filhas também não têm tempo, elas têm outros planos também. Com isso, fica difícil?, lamenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES