mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Valença do Piauí completa 258 anos de história

A “cidade sorriso” teve sua origem nos índios Aroás (Aruaques ou Aroazes), e Jerumenhas (do Arraial Garcia de Ávila) em uma aldeia fundada por índios trazidos da Bahia pelo bandeirante Francisco Dias de Ávila.

Localizada na região conhecida como "Vale do Sambito", Valença do Piauí celebra 258 anos de história neste domingo (20). O município, também conhecido como “cidade sorriso”, é repleto de casarões que evidenciam uma trajetória difícil, marcada pela escravização de indígenas e povos africanos nos séculos XVIII e XIX. Hoje, a população constrói novas histórias sob um manto hospitaleiro e alegre.

A “cidade sorriso” teve sua origem nos índios Aroás (Aruaques ou Aroazes), e Jerumenhas (do Arraial Garcia de Ávila) em uma aldeia fundada por índios trazidos da Bahia pelo bandeirante Francisco Dias de Ávila.

Igreja católica de Valença do Piauí (Foto: Franzé Silva)Igreja católica de Valença do Piauí (Foto: Franzé Silva)

Esses e os outros índios foram expulsos pelos padres jesuítas, que para cá vieram com a falsa intenção de catequizá-los; como esses e outros índios não acostumaram viver entre os brancos civilizados e por sinal escravizados, foram embora.

Sendo substituídos por negros escravos, também trazidos da Bahia para o cultivo do café, onde se instalaram em uma aldeia a dois quilômetros de Valença (do outro lado do riacho da Areia, hoje chamado Fumal).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Valença tem hoje 20.555 habitantes. A cidade também é popular no Piauí por apresentar excelentes recursos hídricos, o Rio Sambito e os riachos Areia e Serra Negra. Além disso, o município também possui a barragem Mesa de Sal, um lago artificial inaugurado em 2001.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail