Valor da fiança para quem dirigir alcoolizado aumenta para R$ 60 mil

Os motoristas que dirigirem embriagados devem pagar até 100 salários mínimos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os motoristas que dirigem embriagado e forem pegos cometendo esse ato ilícito agora pagarão mais caro, caso não queiram ficar presos. O valor da fiança a ser paga subiu de até um salário mínimo para até 100 salários mínimos, podendo então o motorista ter que pagar mais de R$ 60 mil para ficar em liberdade.

O delegado Evaldo Farias explica que a medida foi motivada pelo crescimento do número de violência no trânsito, nesse ano em relação ao ano passado. Dados mostram que esse aumento foi de cerca de 33%. ?As campanhas publicitárias contra violência no trânsito não está tendo efeito e se as pessoas não se educam por amor ao próximo, eles terão que se educar agora para não ter que mexer no seu bolso?, afirmou o delegado. Dados da PRF mostram que só nos dois últimos finais de semana foram pegos 29 motoristas embriados ao volante.

Segundo Farias, os delegados agora estão mais conscientes dos prejuízos de um motorista embriagado ao volante.

?Se formos ao Hospital de Urgência de Teresina vamos ver o número enorme de vítimas de acidentes de trânsito e isso implica um ônus muito grande aos cores públicos, que ao invés de usar a verba destinada à saúde com outros pacientes com doenças mais graves, está gastando quantias enormes com pessoas que estão lá por causa da irresponsabilidade de beber e dirigir?, desabafou.

Os delegados, ao se depararem com casos de embriaguez ao volante, observam a gravidade do acidente, analisam o poder socioeconômico do infrator e em cima disso calculam o valor da fiança. ?A fiança é estabelecida pela lei, mas o delegado tem a liberdade de decidir qual valor irá cobrar do infrator. Nós estamos cobrando mais caro, porque eles precisam sentir no bolso para assim se sentirem motivados a evitar esse tipo de prática?, disse.

Os acidentes no trânsito podem causar desde um simples acidente com danos apenas materiais, até levar o condutor ou uma pessoa inocente à morte. ?Como a fiança era muito baixa, facilitava a prática desse ato ilícito, agora nós queremos que eles pensem duas vezes antes de dirigir bêbados?, pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES