Vaqueiro com Febre do Nilo pode ser caso isolado

Mais municípios da região estão sendo sendo analisados e a expectativa é que se confirme que esse trata-se de um caso isolado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (11) DO JORNAL MEIO NORTE 

O primeiro caso de Febre do Nilo, no Brasil, foi confirmado no Piauí essa semana e a notícia assustou muita gente. No entanto, pesquisas já realizadas na região de Aroeiras do Itaim já comprovaram que, no município, o caso do vaqueiro Francisco Raimundo de Lima foi o único do local. Mais municípios da região estão sendo sendo analisados e a expectativa é que se confirme que esse trata-se de um caso isolado.

Esta é uma doença infecciosa provocada por um vírus denominado Vírus do Nilo Ocidental, da mesma família do vírus da dengue. Este vírus pode infectar pessoas, aves, mosquitos, cavalos e alguns outros mamíferos. As manifestações clínicas são diferenciadas de acordo com a espécie animal infectada.

O infectologista Marcelo Adriano Vieira explicou que um pouco mais de 70% das pessoas que chegam a ter a doença não manifestam sintomas, 25% dos casos apresentam febre de curta duração e apenas cerca de 1% tem complicações neurológicas. “É importante ressaltar que, uma vez com a doença, o ser humano não a transmite para outro ser humano. O ciclo se dá basicamente a partir de uma ave que tenha o vírus. Se picada por algum mosquito, ela o infecta e esse, por sua vez, transmite ao ser humano”, pontuou.

Repórter: Pollyana Carvalho

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES