Vaticano diz 'não' a mudanças de gênero e chama prática de 'ameaça à dignidade'

Pela primeira vez de forma tão específica, o Vaticano denuncia veementemente a “teoria de gênero”

Vaticano diz 'não' a mudanças de gênero e chama prática de 'ameaça à dignidade' | Foto: Handout / VATICAN MEDIA / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Vaticano emitiu nesta segunda-feira (8) um novo texto dedicado ao respeito pela "dignidade humana". Aprovado pelo papa Francisco, o documento reafirmou sua oposição a mudanças de sexo, à teoria de gênero e à prática da barriga de aluguel, bem como ao aborto e a eutanásia. Por outro lado lado, disse que as pessoas LGBTQIA+ devem ser respeitadas.

DOCUMENTO DE 20 PÁGINAS: Denominado de "Dignitas infinita" (dignidade infinita, em português), o trabalho publicado pelo Gabinete Doutrinário do Vaticano (DDF) tem quase 20 páginas e pode ser lido como uma forma de apaziguar as divisões dentro da Igreja, quatro meses após a polêmica em torno da instauração de bênçãos para casais homoafetivos, especialmente entre os mais conservadores.

TEORIA DE GÊNERO: Pela primeira vez de forma tão específica, o Vaticano denuncia veementemente a "teoria de gênero", que Francisco chama de "colonização ideológica muito perigosa". "Qualquer intervenção de mudança de sexo geralmente corre o risco de ameaçar a dignidade única que uma pessoa recebe no momento da concepção", afirma o documento.

GESTAÇÃO POR BARRIGA DE ALUGUEL: O documento reconheceu que algumas pessoas podem ser submetidas a cirurgia para resolver "anomalias genitais", mas sublinhou que "tal procedimento médico não constituiria uma mudança de sexo no sentido pretendido". Segundo a publicação, a gestação por barriga de aluguel entra "em total contradição com a dignidade fundamental de cada ser humano" e "a aceitação do aborto na mentalidade, nos costumes e na própria lei" reflete "uma crise de moralidade muito perigosa". A declaração afirma que a parentalidade substituta viola a dignidade tanto da mãe substituta como da criança. Em janeiro, o papa chamou a prática de "desprezível" e pediu uma proibição global.

DOCUMENTO APROVADO PELO PAPA: O papa Francisco aprovou-o após solicitar que o documento também mencionasse "a pobreza, a situação dos migrantes, a violência contra as mulheres, o tráfico de seres humanos, a guerra e outros temas", disse o chefe do DDF, o cardeal Victor Manuel Fernandez, em comunicado. Ao mesmo tempo, a Igreja recorda que as pessoas LGBTQIA+ devem ser respeitadas. O documento ainda denuncia que em alguns lugares, "muitas são presas, torturadas e até privadas do bem da vida apenas por sua orientação sexual".

ABUSO SEXUAL E CYBERBULLYING: Também mencionou o abuso sexual como uma ameaça à dignidade humana, chamando-o de "generalizado na sociedade", incluindo dentro da Igreja Católica, bem como a violência contra as mulheres, o cyberbullying e outras formas de abuso online.

PAPA DEFENDEU A BENÇÃO A CASAIS DO MESMO SEXO: Em janeiro, o papa Francisco defendeu a bênção a casais do mesmo sexo, medida que ele mesmo aprovou e que vem sendo contestada por setores conservadores. O pontífice disse que a decisão em parte foi mal compreendida. Desde a declaração, divulgada em 18 de dezembro, o Vaticano tem se esforçado para enfatizar que as bênçãos não representam "endosso" ou "absolvição" de atos homossexuais, que a igreja considera pecados, e que não devem ser vistas como algo equivalente ao sacramento do matrimônio para casais heterossexuais.

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES