Vaticano realiza exumação do corpo de Dom Inocêncio em SRN

Exumação do corpo de Dom Inocêncio é uma etapa importante

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Provincial da Ordem Mercedária no Brasil, Frei Rogério Soares, informou nesta quinta-feira (02), que uma equipe especial do Vaticano (Roma) está na Diocese de São Raimundo Nonato e realiza desde ontem quarta-feira (01), o serviço de exumação dos restos mortais de Dom Inocêncio Lopez Santamaria que estão no interior da Igreja Catedral, como parte do processo para a Causa da Canonização e Beatificação do Servo de Deus.

De acordo com Frei Rogério Soares a exumação do corpo de Dom Inocêncio é uma etapa importante no processo. Ele informou à equipe da PASCOM, que o corpo foi retirado da sepultura nessa quarta-feira (01). “Encontramos o corpo em bom estado de conservação, inclusive, com sobrancelhas, anel, o solidéu. Está sendo feito um procedimento para que esses ossos sejam colocados numa urna, para visitação dentro da Igreja Catedral” informou.

Segundo o religioso, junto aos ossos exumados será colocado um tecido, pois quando ocorrer a canonização, esse tecido será retirado e se tornará uma relíquia do Santo. Ele avalia que o processo tem se desenvolvido muito bem e anuncia outra etapa. “Ainda essa semana, teremos a coleta de testemunhos. A partir de amanhã, sexta-feira, as pessoas podem se dirigir ao Centro Diocesano, para dar testemunho, o que viu e ouviu sobre Dom Inocêncio” disse Frei Rogério.

Frei Rogério Soares, lembra que quando a Igreja Católica autoriza uma investigação sobre a vida de um religioso ou religiosa, o mesmo passa a ser chamado Servo de Deus, como é o caso de Dom Inocêncio Lopez Santamaria, pois a Igreja já realizou um estudo e constatou que o processo de beatificação do mesmo pode ser feito, como temos acompanhado.

Após a conclusão dessa etapa de coleta de testemunhos, a comissão histórica começará a agir, realizando pesquisas e estudos para levantar todos os dados biográficos e históricos, para desenvolver um libelo, onde constará todo processo que será enviada para o Vaticano (Roma) “O processo deve durar aproximadamente dois anos e meio, quando será fechado e enviado” declarou o Frei Rogério Soares em contato com a equipe da PASCOM.

Ainda como parte do processo, no próximo dia 07 de fevereiro será celebrada uma Missa às 19h30 na Igreja Catedral de São Raimundo Nonato, com a exposição do corpo de Dom Inocêncio. Após a celebração, os restos mortais serão depositados numa urna, que está sendo confeccionada aqui mesmo na cidade. A população é convidada para a celebração.

Por Gercílio Magalhães | PASCOM – Diocese de São Raimundo Nonato

Missa na intenção da Beatificação do Servo de Deus Dom Inocêncio



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES