Vaticano reconhece 2º milagre, e Irmã Dulce será proclamada santa

A informação foi divulgada hoje pelo “Vatican News”, canal oficial de comunicação do Vaticano.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo decreto assinado pelo Papa Francisco reconhecendo um segundo milagre atribuído a Irmã Dulce fará com que ela seja proclamada santa. A informação foi divulgada hoje pelo "Vatican News", canal oficial de comunicação do Vaticano. Segundo o UOL,  a canonização da Irmã Dulce acontecerá em "solene celebração de canonizações", mas a data não foi divulgada.

Nascida como Maria Rita Lopes de Sousa Brito, em 1914, Irmã Dulce será a primeira brasileira (nascida no Brasil) a virar santa. Apesar de ter nascido na Itália, Santa Paulina é considerada a primeira santa brasileira, canonizada em 2002. Dos cinco santos considerados brasileiros, apenas Irmã Dulce e Frei Galvão nasceram de fato no Brasil.

Ainda não se sabe quais milagres atribuído a ela teriam motivado a sua canonização.

Para virar santo, uma pessoa precisa ter ao menos dois milagres reconhecidos. Irmã Dulce já teve um reconhecido pela Santa Sé e que motivou sua beatificada em 2011. Desde então, mais de 3.000 relatos de graças alcançadas pela sua intercessão chegaram ao Vaticano. Os peritos consideraram três deles consistentes o suficiente para motivar a abertura de um processo de canonização.

Eles foram enviados ao Vaticano, em 2014, pelas Obras Sociais Irmã Dulce, instituição social fundada por ela em 1959. As investigações correm em sigilo.

O primeiro milagre atribuído a ela e que lhe rendeu a beatificação aconteceu em 2001, em Itabaiana (SE). Cláudia Cristiane dos Santos havia sido desenganada pelos médicos depois de dar à luz, devido a um quadro muito grave de hemorragia. Após 28 horas e três cirurgias, os médicos viram se esgotar as possibilidades de tratamento.

O padre José Almi de Menezes teria rogado à Irmã Dulce, de quem era devoto, pelo salvamento da paciente. Durante as orações, a hemorragia parou, o que se constituiu no milagre reconhecido pelo Vaticano.

Para ser considerado um milagre um fato precisa ter quatro requisitos: ser instantâneo, perfeito, duradouro e inexplicável.

Quem foi Irmã Dulce?

 Soteropolitana e conhecida como "Anjo Bom da Bahia", se estivesse viva teria 105 anos. Se dedicou ao trabalho social nas ruas da capital baiana. Começou prestando assistência à comunidade favelada dos bairros de Alagados e de Itapagipe e depois, fundou a União Operária São Francisco, primeiro movimento cristão operário de Salvador e o Círculo Operário da Bahia, que proporcionava atividades culturais e recreativas, além de uma escola de ofício.

Em 1949, acolheu no galinheiro do situado ao lado do Convento Santo Antônio cerca de 70 doentes recolhidos das ruas de Salvador. O episódio é considerado a origem da OSID, instituição filantrópica fundada por ela dez anos depois.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES