Veja diversas dicas para aproveitar o test-drive de um carro

Programa “AutoEsporte” mostra como funciona ABS, sensor de ré e memória.

Gol G4 2011. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Antes mesmo de comprar um carro, é importante o consumidor se informar sobre as tecnologias que cada modelo traz e fazer um test-drive. Dessa forma, a pessoa sabe exatamente o que está comprando e como usufruir corretamente dos benefícios do veículo. No programa "AutoEsporte" do último domingo (24), um teste foi organizado com dez pessoas para ensiná-las a usar os freios ABS, câmera de ré, sensores de estacionamento e até mesmo como posicionar o banco.

O ideal é se sentar mais alto para ampliar a visão periférica. Para verificar se a posição do banco está certa, basta girar o volante com as mãos paralelas até 180 graus. Se o movimento foi simples e o corpo não desencostou do assento, é porque a distância está correta.

Muitos carros possuem botões de memória que gravam exatamente a posição que o condutor deixou o carro. Assim, se outra pessoa usar e tirar o banco do lugar, basta ligar o carro ou acionar o sistema para ele voltar à posição correta.

A câmera de ré muda o hábito do motorista, por mostrar o que os espelhos retrovisores não conseguem. Para complementar esse auxílio visual, os sensores de estacionamento emitem um ruído quando o veículo se aproxima demais de um obstáculo.

Usar de forma correta o ABS também pode ser uma novidade para o condutor. O certo é pisar fundo sem tirar o pé do freio, até o carro ficar totalmente parado.

Quem não conhece o sistema, tem a tendência de parar de pressionar o pedal quando sente a vibração do ABS. No entanto, essa é uma característica desse tipo de freio, algo que deve ser considerado normal.

O sistema de auxílio a frenagens faz com que o veículo pare muito antes do que pararia normalmente e sem derrapar. Já o sistema de estabilidade faz diferença nas curvas, porque ele evita que o carro saia da trajetória.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES