Veja o local que guarda sementes para salvar a humanidade em caso de catástrofes

Quase tudo que se planta e se colhe ao redor do planeta está lá. São sementes idênticas às que os países guardam nos seus respectivos territórios

Veja o local que guarda sementes para salvar a humanidade em caso de catástrofes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Localizado na gélida Noruega, berço dos vikings e dos majestosos fiordes, encontra-se o Svalbard Global Seed Vault, também conhecido como Silo Global de Sementes de Svalbard. Este impressionante banco mundial de sementes abriga atualmente cerca de 1,2 milhão de amostras provenientes de quase todos os cantos do mundo, com capacidade para armazenar até 4,5 milhões de variedades de culturas. Cada pacote contém em média 500 sementes. Seu propósito, como declarado no site oficial, é preservar esta coleção para "garantir a base do nosso futuro alimentar".

Praticamente todas as variedades plantadas e colhidas ao redor do globo estão representadas ali, com sementes idênticas às guardadas nos países de origem. O local, com sua arquitetura imponente e enigmática, foi até mesmo retratado na série "Noite Adentro" (2020/Netflix), onde um grupo, diante de uma catástrofe mundial, busca refúgio lá na esperança de encontrar alimentos.

Também chamado de "arca de Noé dos vegetais", "cofre do apocalipse", "nações unidas das sementes", "congelador mais importante do mundo" ou "plano B da humanidade", o banco é uma construção com ar futurista e jeitão de bunker, tudo no meio do gelo. A repórter Sônia Bridi, do Fantástico, visitou a estrutura em 2016, como parte do quadro "A jornada da Vida".

Banco de sementes da Noruega — Foto: Reprodução Fantástico 

Lá também há muitas sementes brasileiras, como arros, feijão, caju, maracujá e sementes forrageiras. "A gente já mandou mais de 5.000 amostras", diz Juliano Gomes Pádua, supervisor do Banco Genético da Embrapa. A primeira remessa foi em 2012 e a mais recente em 2022. Há outras sementes da América Latina: amostras de milho e feijão da Venezuela; de café da Colômbia; e de arroz da Guatemala e da Bolívia.

Além das preocupações com desastres e conflitos, as mudanças climáticas emergem como um desafio crucial. À medida que o clima global se transforma, as plantas precisam se adaptar a condições extremas de temperatura, como secas intensas ou chuvas excessivas. Além disso, garantir um armazenamento adequado em temperaturas ideais é uma preocupação adicional, algo que nem sempre é viável nos países de origem das sementes. 

O Svalbard Global Seed Vault, inaugurado em 2008, é propriedade da Noruega e operado em colaboração com o Ministério da Agricultura e Alimentação norueguês, o banco genético regional NordGen e o Crop Trust. Apesar de ter sido financiado por países europeus para sua construção, não há a necessidade de pagamento para armazenar sementes no local. O consenso é que o banco de sementes não possui um proprietário oficialmente designado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES