Veja o que diferencia um simples resfriado da H1N1

Diferencie um simples resfriado, da gripe suína

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O surto do vírus Influenza H1N1 já matou 71 pessoas em todo o Brasil — sendo que 55 das vítimas fatais residiam no Estado de São Paulo. A população está assustada, uma vez que, como o período do surto do vírus coincide com a chegada do outono — estação em que aumentam-se os casos de doenças respiratórias — sintomas de resfriados comuns acabam sendo confundidos com gripes mais graves.

O medo do contágio pelo vírus tem feito com que as pessoas procurem hospitais e prontos-socorros com mais frequência, o que tem causado uma superlotação nos locais. Por isso, para evitar um transtorno desnecessário, o pediatra Paulo Maluf, do Hospital Sírio-Libanês, deu dicas de como é possível diferenciar um resfriado ou uma alergia de uma gripe que pode gerar complicações mais.

— Resfriados ou alergias respiratórias se manifestam normalmente com coriza, dores de cabeça e no corpo. Já a gripe — que tem os mesmos sintomas do vírus influenza H1N1 — vem acompanhada principalmente de febre alta, dores de garanta, dores no corpo e fadiga exaustiva.

O especialista recomenda que pacientes procurem prontos-socorros apenas em casos cujos sintomas remetam à gripe. 

— Nos demais casos, é preferível que essas pessoas procurem uma clínica ou um posto de saúde. Desta forma, evita-se um aumento na fila de espera dos hospitais e prontos-socorros, facilitando o atendimento a pacientes com sintomas mais graves.

Tratamento e cura

Maluf afirmou que não há tratamento para a H1N1, que normalmente é aliviada por analgésicos, antitérmicos, inalações e limpeza das vias aéreas, até que o vírus seja expelido pelo corpo.

O pediatra alerta, ainda, que crianças com idades entre seis meses e cinco anos devem ser vacinadas o mais rápido possível — assim como portadores de doenças respiratórias como asma, rinite, otite ou doenças crônicas como diabetes.

— A gripe ou influenza H1N1 é uma doença infectocontagiosa incapacitante que pode ter maior gravidade e até ser fatal se houver problemas respiratórios mais intensos. As crianças que têm asma e alergias são muito suscetíveis em vista do ar seco e da poluição mais densa.

Segundo o médico, boa alimentação, higiene adequada e ambientes com menor concentração de pessoas auxiliam na prevenção — juntamente com a vacina, que tem eficácia de mais de 80%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES