Veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre queda de avião na Bahia

Jackson Bomfim e Matheus Bransford, pai e filho, além do piloto Lucas Corisco, morreram no acidente ocorrido ontem, 2

Vítimas de acidente de avião na Bahia em foto antes da aeronave decolar e imagem de um bombeiro ao lado dos destroços do avião em Barreiras | Foto: Redes Sociais/Divulgação/Corpo de Bombeiros
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No sábado (2), em Barreiras, oeste da Bahia, ocorreu a queda de um avião, resultando na morte de três homens. Entre as vítimas estavam Jackson Bomfim e seu filho Matheus Bransford, além do piloto Lucas Corisco. O acidente ocorreu próximo ao aeródromo da Associação Barreirense de Aerodesportiva (ABA), em uma área de vegetação.

DINÂMICA DO ACIDENTE E RESGATE DOS CORPOS

Jackson Bomfim, Matheus Bransford e Lucas Corisco partiram do aeródromo da Associação Barreirense de Aerodesportiva em uma aeronave que caiu por volta das 10h20 em uma área de vegetação próxima ao local de decolagem, a cerca de 1 km de distância. As vítimas faleceram no local, confirmado pelo Samu. 

Bombeiros atuaram na retirada do corpos das vítimas do acidente de avião em Barrerias, no oeste da Bahia — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros 

Os corpos foram retirados quase sete horas após o acidente pela Polícia Civil, com ajuda dos bombeiros, devido à dificuldade de acesso à região íngreme e de mata fechada. Os corpos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras para perícia e posterior entrega às famílias até a manhã seguinte.  

CAUSAS DA QUEDA DO AVIÃO

A causa da queda do avião ainda não foi determinada. Testemunhas relatam que as vítimas não tinham um destino específico, estavam apenas realizando um voo de teste na região do aeródromo quando ocorreu o acidente.

Avião caiu na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia — Foto: Redes sociais 

INFORMAÇÕES SOBRE A AERONAVE

O avião de matrícula PP-ZJA, um monomotor do modelo experimental RV10, que possui quatro lugares e atinge até 310 km/h, caiu sob circunstâncias desconhecidas. O avião não passou pelos testes de homologação da ANAC, mas não estava proibido de voar

Não há informações sobre a situação do avião antes do acidente, embora testemunhas tenham mencionado reparos recentes, não confirmados pela Polícia Civil. Os depoimentos sobre o caso começarão no domingo, incluindo o de um mecânico.

Destroços do avião que caiu e matou três pessoas em Barreiras, no oeste da Bahia — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros 

QUEM ESTÁ INVESTIGANDO O CASO?

O acidente está sendo investigado pela Polícia Civil de Barreiras e pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). 

O SERIPA II informou que investigadores devem chegar a Barreiras no domingo para iniciar a investigação. Eles usarão técnicas específicas para coletar dados, preservar evidências e verificar danos à aeronave. O objetivo é concluir a investigação o mais rápido possível, considerando a complexidade do acidente e a necessidade de identificar os possíveis fatores contribuintes.

Pai, filho e piloto estavam no avião que caiu neste sábado no oeste da Bahia — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros 

QUEM SÃO AS VÍTIMAS?

Matheus tinha 27 anos e morava em Ilhéus, no sul do estado. No perfil fechado em uma rede social, ele se definia como engenheiro eletricista e piloto comercial de avião. Ele era casado e deixa um filho de 4 anos.

O pai de Matheus, Jackson Bomfim, também morava em Ilhéus. Ele compartilhava momentos de lazer nas redes sociais, como as práticas de ciclismo e os passeios de jet ski. 

O piloto Lucas Corisco era morador de Luís Eduardo Magalhães, cidade a cerca de 70 km de Barreiras. Nas redes sociais, ele se identificava como piloto executivo.

O piloto Lucas Corisco, ao lado de Matheus Bransford e Jackson Bomfim, antes de avião decolar na Bahia — Foto: Redes Sociais 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES