“Natalina” é o nome mais comum entre os nascidos hoje, dia do Natal; Confira aqui a lista completa

“Natalina”, “Natalino”, “Natalia”, “Natal” e “Natanael” são os mais usados.

Veja os nomes natalinos mais comuns de quem nasceu no dia 25/12 | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para aqueles que nasceram no dia 25 de dezembro e que têm famílias religiosas, as opções de nomes para homenagear o nascimento de Jesus Cristo são variadas. Um levantamento da proScore, uma empresa de análise de crédito que presta serviços de tecnologia da informação, identificou 37 nomes, que fazem desde menção direta à época, como "Jesus" e "Noel", até outros mais discretos, como "Natalia" e "Angela".

A pesquisa foi feita com base no banco de dados da empresa, que possui 180 milhões de CPFs. Foi feita uma seleção das pessoas que nasceram no dia 25 de dezembro e, em cima disso, foram separadas aquelas cujos nomes estão relacionados de alguma forma à data. No total, foram 43.554 mil pessoas batizadas em homenagem ao Natal.

"Natalina" é o nome mais comum, com 11.005 registros. Ele é seguido por "Natalino" (9.583), "Natalia" (8.053), "Natal" (5.493), "Natanael" (2.188), "Nascimento" (1.657), "Natalicia" (1.565), "Jesus" (1.148), "Angela" (724) e "Noel" (286). Foi encontrado apenas um "Cristo".

Segundo o levantamento, alguns nomes não lembram imediatamente o Natal, apesar de terem uma conexão direta com a data. "Claus" e "Nicolas", por exemplo, são derivados respectivamente de Santa Claus e São Nicolau, alusões a Papai Noel. "Estela" e suas diferentes grafias significam ?estrela?, uma referência à estrela que anunciou o nascimento de Jesus.

Na lista também constam "Gaspar" e "Melchior", dois dos três reis magos, e "Angelica" e "Angela", que se referem a anjos. Já o nome "Carolina", bastante usual no Brasil, faz referência a "Christmas Carol" - "canção de Natal? em inglês.

Apesar de os nomes terem uma explicação histórica, a empresa ressalta que não é possível saber se todos os pais os escolheram por causa do Natal.

?Nascida no Natal?

Quando era criança, a empresária Janaina Nathália Carneiro Nunes de Lima, de 24 anos, ficava triste porque sua irmã também ganhava presente no seu aniversário, no dia 25 de dezembro. Para acabar o ciúme, sua família passou a lhe dar presentes no aniversário da sua irmã também. ?Fui crescendo e, agora, em vez de ganhar dois presentes no Natal, ganho um presente muito bom, melhor do que os das outras pessoas?, diz.

Ela conta que ia se chamar apenas ?Nathália? por causa do Natal, mas como seu pai não gostava do nome, a família decidiu colocar o ?Janaina? primeiro. ?Não gosto [da combinação], pois um nome não tem nada a ver com o outro. Podia ser apenas um. Mas gosto da homenagem. ?Nathália? significa ?nascida no Natal? e, como sou católica, adoro fazer aniversário junto com Jesus?, diz a empresária de Goiânia.

Janaina diz, porém, que a conexão com o Natal lhe traz alguns reveses. ?Eu fiz pouquíssimas festas de aniversário, pois aniversário para mim é festa de Natal. É difícil reunir as pessoas, pois, nessa época, todos viajam e ficam com suas famílias?. Além disso, ela conta que as decorações natalinas sempre a lembram de que está ficando mais velha. ?Em outubro e novembro, quando vejo algo de Natal ou escuto alguma música, sei que meu aniversário está chegando?, comenta.

Trocando bolo por panetone

A auxiliar de enfermagem Natalina de Jesus Quintal, de 47 anos, concorda com a companheira de dia de aniversário e afirma que é difícil dissociar o dia de sua festa com a comemoração religiosa. ?Minha família é católica, então celebramos o Natal. Mas como não consigo fazer uma festa de aniversário como as outras pessoas, acaba que o bolo vira o panetone?, diz.

Seu nome ia ser Maria Aparecida, mas virou ?Natalina de Jesus? por causa do seu nascimento apressado em uma manhã de Natal. ?Foi um parto muito rápido, em casa mesmo. Não deu tempo nem de buscar socorro. Assim, ganhei o nome por uma questão de momento?, conta a paulistana.

O também paulistano Natalino Sanger Lima, de 27 anos, conta que ganhou o nome apenas no dia do seu nascimento, em 25 de dezembro de 1985. "Meus pais não tinham um nome em mente. Por causa do Natal, os enfermeiros sugeriram Natalicio ou Natanael, mas minha mãe não gostou", diz.

Diante do impasse, seu pai, "como bom nordestino" e admirador de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião, inspirou-se no cangaceiro para nomear o filho. "[Ele] sempre pôs os nomes dos filhos terminando com "ino", pois meus irmãos mais velhos se chamam Minervino, Genuino e Izaurino. Assim, pensando no espírito do Natal, me chamaram de Natalino, o caçulinha da família", diz Lima.

Ele conta que, quando era mais jovem, não gostava do nome. "Depois, comecei a me achar especial por ter nascido na mesma data de Jesus Cristo e por ter um nome especial", diz. Além disso, o nome lhe trouxe algumas vantagens. "Geralmente, quando vou fazer um vestibular, sempre caio na sala com a letra inicial "N", e na maioria das vezes sempre tem muita mulher. Isso é bom", brinca.

Lista de pessoas nascidas no Natal com nomes em homenagem à data

Nome Número de pessoas

Natalina 11.005

Natalino 9.583

Natalia 8.053

Natal 5.493

Natanael 2.188

Nascimento 1.657

Natalicia 1.565

Jesus 1.148

Angela 724

Noel 286



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES