Venda de peixe registra queda de 50% com casos da doença de Haff no país

A doença, causada pela ingestão de peixes ou crustáceos contaminados, já foi diagnosticada em pelo menos sete estados brasileiros, dentre eles Amazonas, Bahia, Ceará e Pará

Avalie a matéria:
Venda de peixes registra queda em Teresina | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os registros de casos da Doença de Haff, também conhecida como doença da urina preta, no país, fizeram cair o consumo de peixes em Teresina. Vendedores de pescados sentiram a redução na procura e estimam uma diminuição de cerca de 50% nas vendas. 

A doença, causada pela ingestão de peixes ou crustáceos contaminados, deixa a urina com coloração escura, provoca dores musculares e insuficiência renal e já foi diagnosticada em pelo menos sete estados brasileiros, dentre eles Amazonas, Bahia, Ceará e Pará.  Contudo, o Piauí segue sem casos da doença, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS-PI), da Secretaria de Saúde do Estado.  

Venda de pescados teve redução em Teresina | FOTO: José Alves Filho

Festival para atrair clientes

O coordenador do Mercado do Peixe, Francisco Macedo, destaca o impacto da doença para o mercado de pescados, mas reforça que a inexistência de casos no Piauí, bem como o atendimento aos protocolos de segurança alimentar são fatores para que os clientes possam ficar tranquilos quanto ao consumo desses alimentos.   

Para atrair a clientela, o Mercado vai promover nesta sexta-feira, dia 24 de outubro, às 9h, o Festival do Peixe, com o objetivo de valorizar a gastronomia local e reforçar as vendas.

"Esse festival é uma manifestação dos permissionários do Mercado do Peixe, no intuito de atrair clientes, uma vez que, depois destas informações sobre a doença da Urina Preta, eles se afastaram e houve uma queda de 50% nas vendas. Não vamos fazer nada que não seja aprovado pela Vigilância Sanitária, e já cumprimos, normalmente, todos os protocolos exigidos para a segurança alimentar dos munícipes e orientados pelos epidemiologistas, em relação ao acondicionamento do pescado. O Piauí ainda não registrou nenhum caso”, enfatizou Macedo.

O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Teresina, através da Superintendência das Ações Descentralizadas Leste (SAAD- Leste), terá a presença de autoridades municipais, com degustação de pratos diversos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES