mais

Venda de peixe registra queda de 50% com casos da doença de Haff no país

A doença, causada pela ingestão de peixes ou crustáceos contaminados, já foi diagnosticada em pelo menos sete estados brasileiros, dentre eles Amazonas, Bahia, Ceará e Pará

Os registros de casos da Doença de Haff, também conhecida como doença da urina preta, no país, fizeram cair o consumo de peixes em Teresina. Vendedores de pescados sentiram a redução na procura e estimam uma diminuição de cerca de 50% nas vendas. 

A doença, causada pela ingestão de peixes ou crustáceos contaminados, deixa a urina com coloração escura, provoca dores musculares e insuficiência renal e já foi diagnosticada em pelo menos sete estados brasileiros, dentre eles Amazonas, Bahia, Ceará e Pará.  Contudo, o Piauí segue sem casos da doença, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS-PI), da Secretaria de Saúde do Estado.  

Venda de pescados teve redução em Teresina | FOTO: José Alves FilhoVenda de pescados teve redução em Teresina | FOTO: José Alves Filho

Festival para atrair clientes

O coordenador do Mercado do Peixe, Francisco Macedo, destaca o impacto da doença para o mercado de pescados, mas reforça que a inexistência de casos no Piauí, bem como o atendimento aos protocolos de segurança alimentar são fatores para que os clientes possam ficar tranquilos quanto ao consumo desses alimentos.   

Para atrair a clientela, o Mercado vai promover nesta sexta-feira, dia 24 de outubro, às 9h, o Festival do Peixe, com o objetivo de valorizar a gastronomia local e reforçar as vendas.

"Esse festival é uma manifestação dos permissionários do Mercado do Peixe, no intuito de atrair clientes, uma vez que, depois destas informações sobre a doença da Urina Preta, eles se afastaram e houve uma queda de 50% nas vendas. Não vamos fazer nada que não seja aprovado pela Vigilância Sanitária, e já cumprimos, normalmente, todos os protocolos exigidos para a segurança alimentar dos munícipes e orientados pelos epidemiologistas, em relação ao acondicionamento do pescado. O Piauí ainda não registrou nenhum caso”, enfatizou Macedo.

O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Teresina, através da Superintendência das Ações Descentralizadas Leste (SAAD- Leste), terá a presença de autoridades municipais, com degustação de pratos diversos.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail