Venezuelanos começam a deixar Teresina, diz Semcaspi

A Fundação Nacional do Índio (Funai) vem acompanhando de perto a situação dos venezuelanos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os venezuelanos, que estão em Teresina desde o dia 13 de maio, começaram a deixar a cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), dos 206 venezuelanos que estavam em Teresina restam apenas 156, sendo que 40% delas crianças.

O secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e de Políticas Integradas, Samuel Silveira, afirmou que os venezuelanos estão em quatro abrigos, sendo 32 pessoas no Quilômetro Sete; 29 pessoas no conjunto Mocambinho; 43 pessoas no Espaço Cultural Piratinha, no Poti Velho; 30 pessoas no Movimento Paz na Periferia (MP3) e 25 pessoas na Pastoral de Rua.

Por proposição do vereador Dudu (PT), a Câmara Municipal de Teresina realizou na quarta-feira (26) uma audiência pública para discutir a imigração de venezuelanos para Teresina. Desde o mês de maio, mais de 200 imigrantes chegaram à capital piauiense devido aos conflitos registrados no país vizinho. A reunião contou com presença de representantes da OAB-PI, Funai, Pastoral Arquidiocese de Teresina, Movimento Pela Paz na Periferia (MP3), entre outras instituições.

Dudu afirmou que a ausência da Prefeitura na reunião só demonstra o descaso da gestão com a triste situação vivenciada pelos refugiados em Teresina.

“É lamentável realizarmos uma audiência de tamanha importância e a gestão do município se quer comparecer para discutir a temática. Ficou definido que precisamos ter um plano de trabalho feito pela Prefeitura para que recursos federais sejam destinados para dar assistência aos imigrantes. Mediante isso, vamos notificar o poder municipal via Ministério Público Federal (MPF) para que o órgão também possa acionar a Polícia Federal (PF) para fazer a identificação dos venezuelanos que estão na cidade. Assim, vamos ter um panorama mais preciso sobre o número de venezuelanos”, afirmou Dudu Borges.

Abel Mendonza é um dos venezuelanos que chegou a Teresina recentemente e afirma que veio a cidade em busca de emprego. “Vivemos uma situação bastante complicada e estamos procurando um trabalho. Porém, não conseguimos e precisamos de dinheiro para sobreviver. O que nos resta é pedir esmola nos sinais”, lamentou o imigrante.

“Durante a reunião, recebemos a notícia que o Estado disponibilizará na próxima semana uma área para que os imigrantes possam ficar alocados em um mesmo ambiente. Não poderíamos deixar de discutir o problema e tentar ajudar os venezuelanos que tanto estão precisando de ajuda em nossa cidade”, afirmou Borges.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) vem acompanhando de perto a situação dos venezuelanos que, segundo a instituição, fazem parte da etnia indígena Warao.

“Visitamos os abrigos em que os refugiados estão alocados, pois a missão da Funai é exatamente garantir a promoção e a proteção dos direitos dos povos indígenas. Por isso, ressalto a importância para que as instituições do Piauí possam dialogar com o objetivo de encontrar soluções para a situação dos venezuelanos na capital”, declarou a engenhista especializada Renata Maia.

O coordenador do Movimento Paz na Periferia, Júnior do MP3, afirmou que a Prefeitura de Teresina está promovendo uma campanha de ódio contra os índios da Venezuela que estão na cidade.

Júnior do MP3 declarou que pela primeira vez a Prefeitura de Teresina está promovendo uma campanha de ódio contra os índios da Venezuela espalhando boatos de que o dinheiro que ganham na mendicância gastam bebendo cachaça.

Falou que a Prefeitura de Teresina não que os índios não fiquem criando crise no ano das eleições para a Prefeitura Municipal.

Júnior do MP3 disse que os refugiados mandam dinheiro para os outros índios que estão na Venezuela e orienta eles a andar de carros de aplicativos para não serem roubados.

José Alves FIlho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES