Ventania arrasta cadeiras, mesas e surpreende moradores no sertão de PE

Uma câmera de segurança instalada de frente para BR-428 registrou o momento em que a rajada de vento atingiu a localidade

Ventania arrasta cadeiras, mesas e surpreende moradores no sertão de PE | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Moradores do município de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco, foram surpreendidos com uma ventania no início da noite da terça-feira (18). Uma câmera de segurança instalada de frente para BR-428 registrou o momento em que a rajada de vento levantou muita poeira e arrastou mesas e cadeiras plásticas pela rodovia. As informações são do g1/PE.

Nas imagens, é possível observar a surpresa de duas moradoras com a intensidade do vento. Uma delas, chega a quase ser atingida por uma mesa e tenta se proteger do vento com uma cadeira de balanço.

Na imagem, é possível observar a surpresa de duas moradoras com a intensidade do vento - Reprodução

Em entrevista, o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Thiago do Vale, informou que esse fenômeno é chamado de 'Frente de Rajada" e tem mais frequência no verão, entre o final da tarde e o início da noite. De acordo com o especialista, esses ventos podem ser acompanhados de raios e relâmpagos.

"Esse vento está associado com nuvens de desenvolvimento vertical intensas. Esse tipo de nuvem causa rajadas de vento, que sopram da nuvem para superfície. E como a região é quente e as nuvens geram um vento mais frio, gera o fenômeno chamado de 'frente de rajada', explicou. 

O metereologista estima que a rajada em Lagoa Grande teve em torno de 40 km/h, que é considerada de intensidade moderada. Ele leva em consideração a Escala de Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos, tendo em conta a sua velocidade e os efeitos resultantes das ventanias no mar e em terra.

Em eventos intensos, quando tem uma nuvem maior, o especialista informou que os ventos podem superar 60 km/h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES