Vereador do PL diz que ‘negrada’ gastou recursos para combater a Covid-19

Esta não é a primeira vez que Xico Vilela tem fala preconceituosa. Em junho de 2023, ele chamou uma servidora de “neguinha, puta”

Avalie a matéria:
Vereador Francisco Vilela | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vereador Francisco Vilela (PL), do município de Canguçu (RS), causou polêmica ao afirmar que a  ‘negrada’ gastou os recursos destinados para combater a Covid-19. A fala racista aconteceu durante a sessão da Câmara do último dia 22. 

"Bah, não veio pagamento 'pinga-pinga'. Com aquele dinheiro da Covid, essa negrada nos estados deitaram e rolaram. Palmas pro Bolsonaro, palmas pra quem mandou o dinheiro", disse o parlamentar. 

SEM ARREPENDIMENTOS: Xico  Vilela  afirmou que não se arrepende de ter usado o termo e negou que tenha sido racista. "É uma expressão que todo mundo usa, mas como fui eu, vereador, me tiraram para bobo. Me sinto até constrangido. Não tenho mais nada a declarar", pontuou. 

Esta não é a primeira vez que o vereador tem fala preconceituosa. Em junho de 2023, ele chamou uma servidora de "neguinha, puta".

QUEBRA DE DECORO: O Movimento Quilombola e Negro de Canguçu repudiou as falas e pediu a punição do vereador. "É inadmissível que uma autoridade ocupante de uma cadeira no poder Legislativo quebre o decoro parlamentar e ofenda a comunidade negra", afirmou.

A Câmara de Vereadores informou que "está avaliando o caso". Em agosto, a Casa rejeitou o pedido de cassação do mandato do parlamentar, também instaurado a partir de uma manifestação em sessão.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES