Vereador que foi xenofóbico com baianos consegue manter mandato

Eram necessários pelo menos 16 votos para cassar o mandato, o pedido recebeu apenas 13

Sandro Fantinel, vereador de Caxias do Sul | Tales Armiliato/Câmara Caxias
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sessão realizada na tarde desta terça-feira (16), a Câmara Municipal de Caxias do Sul rejeitou a cassação do mandato do vereador Sandro Fantinel (Sem Partido), que ofendeu trabalhadores, em sua maioria baianos, que foram encontrados em situação análoga à escravidão na região das vinícolas na Serra Gaúcha.

Eram necessários pelo menos 16 votos para cassar o mandato de Sandro Fantinel. No entanto, apenas 13 dos 23 vereadores da cidade votaram pela perda do mandato do vereador. Outros 9 parlamentares, um a mais do que o necessário, votaram pelo arquivamento da acusação de quebra de decoro. No caso do vereador a quebra de decoro ocorreu ao praticar ofensas morais aos trabalhadores.

ENTENDA CASO

Em fevereiro deste ano, o vereador Sandro Fantinel disse que os homens que foram resgatados em vinícolas na Serra Gaúcha em condições análogas à escravidão, na sua grande maioria baianos, eram preguiçosos e sujos. Ele também minimizou a exploração dos trabalhadores por parte dos empresários e perguntou se as empresas teriam que colocar os empregados em  "hotéis cinco estrelas".

Em outra fala, ele aconselha os empresários da região: "Não contratem mais aquela gente lá de cima", fazendo referência aos trabalhadores da região Nordeste. E ele completa: "Com os baianos, que a única cultura que têm é viver na praia tocando tambor, era normal que fosse ter esse tipo de problema", disse.

Fantinel fez um discurso de pouco menos que  5 minutos, seguido por vaias e gritos de “pede pra sair” e “racista”, ele se diz arrependido pelas falas e  que precisou levar um baque grande para mudar, e disse taambém que a ideologia radical não fará parte do seu cotidiano.

“O que eu posso dizer é que o arrependimento é explícito e para complementar minha fala eu quero dizer o seguinte, não matei ninguém, não estuprei, não roubei, não desviei, não maltratei ninguém e isso está dentro de mim nos meus 55 anos de idade. Nunca fiz isso. Ao contrário de mim, tem gente que fez isso e está livre e que foi perdoado", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES