Vereadores encaminham denúncia ao MP

Vereadores encaminham denúncia ao MP

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comiss?o de Direitos Humanos da C?mara Municipal de Teresina denuncia ao Minist?rio P?blico Estadual, nesta segunda-feira (30), a falta de m?dicos, enfermeiros e estrutura adequada nos hospitais p?blicos de Teresina, que est?o localizados fora da regi?o central.

A den?ncia ser? feita atrav?s de um relat?rio elborado pelos vereadores Jacinto Teles (PT) e R. Silva (PP), respectivamente presidente e relator da Comiss?o de Direitos Humanos (CDH), e pelo vereador R. Silva (PT). O documento ser? entregue ?s 11h. H? um m?s, a comiss?o iniciou uma maratona de visitas nos hospitais, atendendo por den?ncias de pacientes e associa?es de bairros. At? agora, os vereadores j? compareceram aos hospitais do Mocambinho, Buenos Aires, Monte Castelo, Promorar e, no ?ltimo s?bado (28/07), no hospital/maternidade do Sat?lite, na zona leste da capital.

No Sat?lite, o parlamentares descobriram que falta n?o somente m?dicos suficientes no hospital, mas tamb?m enfermeiros. ?? incr?vel, mas no hospital da Sat?lite o trabalho ? feito pelos auxiliares de enfermagem, porque existe apenas uma enfermeira-chefe no lugar?, reclamou Jacinto Teles (PT). Durante a visita, os vereadores constataram dezenas de pacientes que estavam ? espera de atendimento. A maioria reclamava que a falta de m?dico no Sat?lite ? constante.

Segundo informou a m?dica N?dja, que atende a comiss?o, o principal motivo da falta de profissionais de medicina ? o sal?rio, de R$ 564,00, pouco acima do sal?rio m?nimo (R$ 380,00). Os vereadores consideram um desest?mulo a baixa remunera??o oferecida pela Prefeitura Municipal de Teresina aos m?dicos.

Ainda no complexo hospital/maternidade do Sat?lite, os parlamentares constataram que o espa?o f?sico ? inadequado. Existe apenas tr?s incubadoras para os beb?s, sendo que um delas est? quebrada. Um m?dico pediatra presente informou aos vereadores que o n?mero de ber??rios ? insuficiente e que a maternidade n?o tem condi?es de cuidar de rec?m-nascidos com peso abaixo de 1,5 kg.

Ainda durante a inspe??o, os vereadores receberam reclama?es dos usu?rios que utilizam o laborat?rio daquela unidade de sa?de. Al?m de ficar de frente ao sol, causando desconforto aos pacientes, o laborat?rio funciona ao lado do lixo do mercado p?blico do Sat?lite, totalmente em desacordo com boas condi?es de higiene.

Na pr?xima semana, os vereadores iniciam a segunda etapa do projeto de visita aos hospitais e contemplar? as unidades de sa?de dos bairros Dirceu, Primavera, S?o Joaquim e Parque Piau?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES