Vetada em banheiro público feminino, transexual acusa guardas de ameaça

Confusão ocorreu em terminal de ônibus em Piracicaba nesta segunda

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma transexual acusou, nesta terça-feira (8), dois guardas municipais de Piracicaba (SP) de tê-la ameaçado e a agredido verbalmente no Terminal Central de Integração (TCI). A confusão aconteceu por volta de 8h30, quando Riany Rodrigues Sabará, de 21 anos, tentou usar o banheiro feminino e teria sido impedida por um dos agentes que fazem a segurança do local. Ela registrou boletim de ocorrência por ameaça no 2º Distrito Policial. A Guarda Municipal de Piracicaba nega a versão.

Segundo Riany, que está em processo de preparação para passar pela cirurgia de adequação de sexo, esta foi a terceira vez que ela tentou usar o banheiro feminino do terminal e foi impedida por guardas. "Eu dei um passo para entrar no banheiro e um guarda já veio na minha direção dizendo que eu não podia entrar ali, que eu era um viado, homem e tinha de usar o masculino", relatou.

A transexual, que trabalha na organização não-governamental (Ong) Centro de Valorização da Vida (Casvi), disse que tentou argumentar que não era homem e queria usar o banheiro feminino. "Quando pedi que me respeitasse, o guarda virou meu braço e me levou para uma sala do terminal. Eu gritei pedindo ajuda, mas todos ficaram me olhando. Na sala, ele ficou insistindo para saber meu nome de batismo e disse que o nome social era apenas por "fetiche". Eu disse que iria fazer um boletim de ocorrência e eles ficaram me desencorajando, mas fui mesmo assim", afirmou.

Riany disse que um outro guarda ainda falou que iria "arrebentá-la" se ela voltasse ao banheiro feminino. "Me chamaram pelo nome de batismo só para me ofender. Eu disse que tenho um nome social e mesmo assim me diminuíram, riram de mim, disseram que o meu boletim de ocorrência não daria em nada. É uma situação humilhante", completou.

Versão diferente

Em nota enviada por meio de assessoria de imprensa, a Guarda Municipal de Piracicaba relatou uma versão completamente diferente para o fato. Segundo a corporação, uma guarda feminina abordou Riany no banheiro e as duas "resolveram a situação sem ser necessário aplicar uso da força e também sem a necessidade de confecção de boletim de ocorrência por ambas as partes." O órgão municipal ainda esclareceu que o tema homofobia foi debatido em palestra ministrada aos guardas e que combate a prática de atos preconceituosos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES